FORMAÇÃO DE ECOCIDADÃOS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA E JUSTIÇA CLIMÁTICA

Autores

  • Thelma Ribeiro de Moura Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Brasil Autor
  • Míria Rosa da Silva Oliveira Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Brasil Autor
  • Darmey Lúcia Pereira Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Brasil Autor
  • Nívia Helena de Melo Lopes Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/j59f5d78

Resumo

O presente artigo discute a formação de ecocidadãos a partir da educação ambiental crítica, entendendo-a como uma estratégia de resistência e de promoção da justiça climática e social. Fundamentado em pesquisa bibliográfica, o estudo analisa como a escola pode se consolidar como espaço de conscientização, engajamento e transformação, articulando saberes científicos, culturais e éticos em prol da sustentabilidade da vida. A educação ambiental é compreendida como processo contínuo de emancipação e reconstrução cultural, que busca integrar o cuidado, a solidariedade e a corresponsabilidade nas práticas pedagógicas. Nesse sentido, o artigo destaca a importância da pedagogia do cuidado e da interdisciplinaridade como caminhos para o fortalecimento da cidadania planetária, uma vez que ambas favorecem a formação de sujeitos críticos, sensíveis e comprometidos com o futuro comum. As práticas educativas baseadas na cooperação, na empatia e na ação coletiva permitem que o conhecimento ultrapasse os limites do currículo e se converta em instrumento de transformação social. Conclui-se que educar para o cuidado é educar para a vida, para o diálogo e para a coexistência entre seres humanos e natureza. A escola, ao assumir seu papel político e ético, torna-se território de esperança e resistência, capaz de inspirar novas formas de agir e de conviver.

Biografia do Autor

  • Thelma Ribeiro de Moura, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Brasil

    Graduação em Geografia/ Pós graduação em Formação Socio Econômica do Brasil / Mestranda em Ciências da Educação.

  • Míria Rosa da Silva Oliveira, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Brasil

    Licenciatura Plena Geografia. Pós Graduação: Formação socioeconômica do Brasil.

  • Darmey Lúcia Pereira, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Brasil

    Graduada em História (licenciatura plena - UEG/GO). Especialista Formação Socioeconômica do Brasil Colonial (Estácio de Sá). Mestranda  em Ciências da Educação (UNADES/PY). Mestranda em Ciências da Educação UNADES/PY.

Publicado

2025-11-30

Edição

Seção

Artigos