FORMAÇÃO DE ECOCIDADÃOS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA E JUSTIÇA CLIMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.46550/j59f5d78Resumo
O presente artigo discute a formação de ecocidadãos a partir da educação ambiental crítica, entendendo-a como uma estratégia de resistência e de promoção da justiça climática e social. Fundamentado em pesquisa bibliográfica, o estudo analisa como a escola pode se consolidar como espaço de conscientização, engajamento e transformação, articulando saberes científicos, culturais e éticos em prol da sustentabilidade da vida. A educação ambiental é compreendida como processo contínuo de emancipação e reconstrução cultural, que busca integrar o cuidado, a solidariedade e a corresponsabilidade nas práticas pedagógicas. Nesse sentido, o artigo destaca a importância da pedagogia do cuidado e da interdisciplinaridade como caminhos para o fortalecimento da cidadania planetária, uma vez que ambas favorecem a formação de sujeitos críticos, sensíveis e comprometidos com o futuro comum. As práticas educativas baseadas na cooperação, na empatia e na ação coletiva permitem que o conhecimento ultrapasse os limites do currículo e se converta em instrumento de transformação social. Conclui-se que educar para o cuidado é educar para a vida, para o diálogo e para a coexistência entre seres humanos e natureza. A escola, ao assumir seu papel político e ético, torna-se território de esperança e resistência, capaz de inspirar novas formas de agir e de conviver.
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Copyright (c) 2025 Thelma Ribeiro de Moura, Míria Rosa da Silva Oliveira, Darmey Lúcia Pereira, Nívia Helena de Melo Lopes (Autor)

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