REALIDADE AUMENTADA E VIRTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/a2tv9x81Resumo
Este artigo teve como objetivo investigar o impacto da Realidade Aumentada (RA) e da Realidade Virtual (RV) no processo de ensino-aprendizagem, considerando suas aplicações, benefícios e limitações. O estudo abordou o tema das tecnologias imersivas como recursos pedagógicos emergentes que oferecem experiências interativas e sensoriais, com potencial para promover maior engajamento e retenção do conteúdo. A metodologia adotada foi de natureza bibliográfica, com análise de artigos científicos publicados entre 2020 e 2025, obtidos por meio da plataforma Google Acadêmico. Foram utilizadas palavras-chave simples e diretas, permitindo a sistematização dos dados em três eixos centrais: fundamentos conceituais, aplicações pedagógicas e desafios de implementação. A análise permitiu observar que a RA e a RV contribuíram para a compreensão de conceitos abstratos, a aprendizagem ativa e a colaboração entre os estudantes. Contudo, a adoção dessas tecnologias mostrou-se dependente de infraestrutura adequada, formação docente contínua e políticas institucionais de incentivo. Concluiu-se que a utilização da RA e da RV no contexto educacional pode ampliar as possibilidades pedagógicas, desde que acompanhada de planejamento didático intencional e equitativo. A pesquisa indicou ainda a necessidade de novos estudos sobre a efetividade dessas ferramentas em contextos educacionais de baixa infraestrutura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Delariane de Castro Silva, Juliana Maronitti Rodrigues, Lucimara Saboia Wistuba, Mariane Meduna, Vanessa de Oliveira Cuch Hermenegildo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.