REALIDADE AUMENTADA E VIRTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Delariane de Castro Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Juliana Maronitti Rodrigues MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lucimara Saboia Wistuba MUST University, Estados Unidos Autor
  • Mariane Meduna MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vanessa de Oliveira Cuch Hermenegildo MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/a2tv9x81

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar o impacto da Realidade Aumentada (RA) e da Realidade Virtual (RV) no processo de ensino-aprendizagem, considerando suas aplicações, benefícios e limitações. O estudo abordou o tema das tecnologias imersivas como recursos pedagógicos emergentes que oferecem experiências interativas e sensoriais, com potencial para promover maior engajamento e retenção do conteúdo. A metodologia adotada foi de natureza bibliográfica, com análise de artigos científicos publicados entre 2020 e 2025, obtidos por meio da plataforma Google Acadêmico. Foram utilizadas palavras-chave simples e diretas, permitindo a sistematização dos dados em três eixos centrais: fundamentos conceituais, aplicações pedagógicas e desafios de implementação. A análise permitiu observar que a RA e a RV contribuíram para a compreensão de conceitos abstratos, a aprendizagem ativa e a colaboração entre os estudantes. Contudo, a adoção dessas tecnologias mostrou-se dependente de infraestrutura adequada, formação docente contínua e políticas institucionais de incentivo. Concluiu-se que a utilização da RA e da RV no contexto educacional pode ampliar as possibilidades pedagógicas, desde que acompanhada de planejamento didático intencional e equitativo. A pesquisa indicou ainda a necessidade de novos estudos sobre a efetividade dessas ferramentas em contextos educacionais de baixa infraestrutura.

Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

Artigos