O USO DA TECNOLOGIA PARA PROMOVER A INCLUSÃO E A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Janice Rafaela Belo Borella MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jackeline Ferreira e Silva Cardoso MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Analice de Araújo Albuquerque Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Maria Ila de Araújo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Ana da Conceição Ferreira Mendes MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/0m0pfc33

Resumo

A intersecção entre tecnologia e educação destaca-se como um campo promissor para fomentar a inclusão e a diversidade nas práticas pedagógicas. A escolha desse tema justifica-se pela necessidade de explorar como ferramentas digitais, como plataformas de aprendizado online e recursos multimídia, atendem as demandas de estudantes com habilidades e origens culturais diversas. O objetivo principal deste estudo reside em identificar as contribuições da tecnologia para a personalização do aprendizado e a democratização do acesso à educação. A metodologia aplicada abrange uma abordagem bibliográfica, onde se analisa a literatura existente e case studies que ilustram práticas bem-sucedidas na integração tecnológica. Os principais resultados revelam que o uso de tecnologias adaptativas promove experiências de aprendizado personalizadas e permite que estudantes de áreas remotas acessem conteúdos de qualidade. Além disso, destaca-se a importância da representatividade cultural nos materiais didáticos adotados. As conclusões mais relevantes indicam que a implementação dessas ferramentas requer um compromisso contínuo de educadores e administradores, assegurando que a tecnologia seja utilizada de forma reflexiva e inclusiva. A formação docente no uso eficaz dessas ferramentas é essencial para a construção de práticas que valorizem a diversidade e favoreçam a inclusão. Portanto, a tecnologia, quando integrada de forma consciente, atua como um catalisador para a transformação do cenário educacional, propiciando um ambiente de aprendizado mais equitativo e respeitoso, onde todos os alunos podem alcançar seu pleno potencial.

Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos