A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM PERSONALIZADA
DOI:
https://doi.org/10.46550/n2mrcg60Resumo
A incorporação da tecnologia no campo educacional é uma questão pertinente e contemporânea, devido à sua influência na modificação das metodologias de ensino tradicionais. A escolha desse tópico é explicada pela necessidade de entender de que maneira as ferramentas digitais podem personalizar a experiência de aprendizado e atender às exigências dos alunos de hoje. O foco principal da pesquisa é investigar como a tecnologia auxilia na criação de um ensino individualizado, que respeita o ritmo e a abordagem de aprendizagem de cada aluno. A metodologia adotada envolve uma revisão bibliográfica, examinando estudos já existentes sobre o tema para identificar inovações e práticas educacionais. Os principais achados mostram que a tecnologia não só melhora o processo de aprendizagem, mas também eleva a motivação e o envolvimento dos alunos, que passam a ter uma participação ativa em sua educação. Recursos digitais, como plataformas de ensino à distância e meios interativos, proporcionam um ambiente de aprendizado adaptável, possibilitando que os alunos selecionem conteúdos e métodos de avaliação que se alinhem às suas preferências. As conclusões mais significativas indicam que a conexão entre tecnologia e pedagogia transforma o papel do educador, que se torna um facilitador do conhecimento, enquanto os alunos ganham mais autonomia em sua trajetória de aprendizado. Por fim, a integração dessas áreas ressalta a capacidade da tecnologia em aprimorar a eficácia educacional e capacitar os alunos para os desafios da sociedade moderna, promovendo um aprendizado que valoriza a individualidade de cada pessoa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Analice de Araújo Albuquerque, Maria das Mercês de Araújo , Maria Ila de Araújo , José Itamar Marques Araújo, Elis Regina Eufrasio Barbosa Marques (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.