AS POTENCIALIDADES E OS DESAFIOS DO USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/kzka3r58Resumo
As tecnologias atuais já permitem o acesso e a otimização de plataformas disponíveis em todo o mundo, e a Inteligência Artificial surge como inovação promissora, mesmo causando alguns temores e desafios quanto ao acesso universalizado e possibilidades ampliadas. A Inteligência Artificial (IA) vem impactando o processo de aprendizagem. Através da utilização de vários instrumentos inovadores de comunicação, trouxe facilidades de acesso à aprendizagem, aumento da autonomia do estudante, captação da variedade de perspectivas, possibilidades de inclusão através de propostas de ensino personalizado. Nesse contexto, a IA traz contribuições importantes de aprimoramento do aprendizado, emerge como tecnologia versátil, oferecendo rapidez e diversidade de formas para se chegar à aprendizagem. Com a IA, sistemas de ensino e plataformas educacionais disponibilizaram aulas mais dinâmicas e atrativas, rompendo com o desinteresse pela aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi analisar as potencialidades e os desafios do uso de IA na Educação. Neste TCF, a metodologia usada foi a revisão bibliográfica, com o levantamento e análise de publicações, buscando aprofundar sobre o tema em questão. O presente trabalho apresentou mudanças e processos implementados na educação através da IA, sua aplicação na aprendizagem adaptativa, análise de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Identifica avanços e potencialidades, preocupações quanto à desigualdade de acesso às novas tecnológicas, e questões éticas, de privacidade e segurança dos dados de usuários. Embora tenha ainda muitos desafios a serem superados, a Inteligência Artificial já se apresenta como grande aliada do processo educacional, com seus sistemas de inteligência avançados, cada vez mais sofisticados e integrados, para conquistar o futuro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Edineia Maria da Silva Matos, Rubem Marques da Silva, Rafael Aurélio Purcina, Daniela Dias de Oliveira Louredo, Ana Paula de Souza Bernini, Sandra Regina Chaves Ferreira, Soraia Cristina Vendrame, Isabel Cristina da Silva Vieira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.