O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: JOGOS, MEDIAÇÃO DOCENTE E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/xzm1ky76Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar as contribuições do uso de tecnologias digitais para o engajamento e o desenvolvimento educacional dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa abordou o uso de jogos digitais e plataformas interativas como estratégias para promover a participação ativa e a aprendizagem significativa nesse segmento educacional, considerando as especificidades do público atendido e os desafios da exclusão digital. A investigação fundamentou-se em uma pesquisa bibliográfica, por meio da análise de produções científicas recentes que discutem mediação pedagógica, cultura digital e formação docente. As fontes foram selecionadas a partir de combinações de termos simples em bases de dados acadêmicas de livre acesso. Os resultados indicaram que, embora as tecnologias digitais apresentem elevado potencial pedagógico, sua efetividade depende da mediação docente crítica, da formação continuada e da existência de infraestrutura adequada. Além disso, observou-se que práticas baseadas em jogos e recursos interativos favorecem o vínculo dos estudantes com a escola e contribuem para o fortalecimento da autonomia discente. Constatou-se, ainda, que o uso das tecnologias deve ser orientado por intencionalidade pedagógica e sensibilidade às condições materiais e culturais dos alunos. A pesquisa concluiu que a integração significativa das tecnologias à EJA exige ações articuladas entre políticas educacionais, práticas docentes e acesso equitativo aos meios digitais.
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Copyright (c) 2025 Áurea Fernandes dos Santos, Camilla Felipe de Sousa, Vânia Moreira Rocha de Oliveira , Delcymeiry Neta Carneiro Silva, Eliane Aparecida Pereira Marcolino (Autor)

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