EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: RECONHECIMENTO DA CULTURA DOS POVOS ORIGINÁRIOS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Júlio César Belo Gervásio Universidad Europea del Atlántico, Espanha Autor
  • Cristiane Tonidandel Must University, Estados Unidos Autor
  • Jéssica Ferreira de Souza Lopes Faculdade Unyleya, Brasil Autor
  • Luciana de Souza Pereira Cerqueira Universidade do Estado da Bahia, Brasil Autor
  • Kássia Reijane dos Santos Andrade Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/vqezkf16

Resumo

Este estudo investigou o papel da escola na valorização da cultura indígena, com o objetivo de analisar como práticas pedagógicas podem contribuir para a preservação e promoção das culturas indígenas no contexto escolar. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, que aborda teorias e práticas existentes sobre a educação escolar indígena. Foram analisadas as políticas públicas, a implementação de práticas pedagógicas interculturais, os desafios enfrentados pelas escolas indígenas e a resistência cultural presente em alguns setores da sociedade. Os resultados mostraram que a inclusão da cultura indígena nos currículos escolares contribui para a valorização da identidade indígena e o respeito à diversidade cultural, embora ainda existam barreiras como a falta de formação dos educadores e a escassez de recursos adequados. A pesquisa revelou que as escolas podem atuar como territórios de resistência cultural, preservando e promovendo as tradições indígenas, mas também evidenciou que a resistência de parte da sociedade e a infraestrutura deficiente nas escolas dificultam a implementação plena dessas práticas. Em suas considerações finais, o estudo destacou a importância de uma abordagem intercultural na educação escolar indígena e sugeriu a necessidade de mais pesquisas para avaliar o impacto de práticas pedagógicas interculturais de longo prazo.

 

Publicado

2025-05-22

Edição

Seção

Artigos