EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: RECONHECIMENTO DA CULTURA DOS POVOS ORIGINÁRIOS NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46550/vqezkf16Resumo
Este estudo investigou o papel da escola na valorização da cultura indígena, com o objetivo de analisar como práticas pedagógicas podem contribuir para a preservação e promoção das culturas indígenas no contexto escolar. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica, que aborda teorias e práticas existentes sobre a educação escolar indígena. Foram analisadas as políticas públicas, a implementação de práticas pedagógicas interculturais, os desafios enfrentados pelas escolas indígenas e a resistência cultural presente em alguns setores da sociedade. Os resultados mostraram que a inclusão da cultura indígena nos currículos escolares contribui para a valorização da identidade indígena e o respeito à diversidade cultural, embora ainda existam barreiras como a falta de formação dos educadores e a escassez de recursos adequados. A pesquisa revelou que as escolas podem atuar como territórios de resistência cultural, preservando e promovendo as tradições indígenas, mas também evidenciou que a resistência de parte da sociedade e a infraestrutura deficiente nas escolas dificultam a implementação plena dessas práticas. Em suas considerações finais, o estudo destacou a importância de uma abordagem intercultural na educação escolar indígena e sugeriu a necessidade de mais pesquisas para avaliar o impacto de práticas pedagógicas interculturais de longo prazo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Júlio César Belo Gervásio, Cristiane Tonidandel, Jéssica Ferreira de Souza Lopes, Luciana de Souza Pereira Cerqueira, Kássia Reijane dos Santos Andrade (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.