ENTRE FAMÍLIA E SOCIEDADE: O PAPEL TRANSFORMADOR DA ESCOLA

Autores

  • Bruna Barboza Trasel Schonwald Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Brasil Autor
  • Elisandra Denise Baiotto Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Brasil Autor
  • Silvana Ribeiro Braz Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Brasil Autor
  • Silvia Ribeiro Braz Rech Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/vv3jmn81

Resumo

O presente artigo parte da questão central de que a escola, enquanto instituição, deve assumir um papel organizador dos saberes e dos valores que serão transmitidos às novas gerações, sobretudo diante da mudança dos papéis tradicionais da família na socialização. Segundo os autores analisados - Michel Young, Mário Osório Marques, Fernando Savater e Gérard Guillot -, a escola não apenas sistematiza e organiza o conhecimento científico e cultural, mas também desempenha um papel fundamental na construção da cidadania, ao oferecer espaços para a interação, mediação e reflexão de ideias. O artigo destaca, ainda, a importância de reconhecer que a educação não é neutra, e que os educadores carregam consigo os valores de suas culturas, atuando como mediadores ativos de uma tradição que precisa ser constantemente repensada e atualizada. Em suma, a escola é apresentada como o instrumento que possibilita a continuidade do conhecimento acumulado historicamente, evitando que cada nova geração tenha que recomeçar do zero, e contribuindo para a transformação social e o fortalecimento dos vínculos humanos.

Biografia do Autor

  • Bruna Barboza Trasel Schonwald, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Brasil

    Mestra e Doutoranda em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Licenciada em Pedagogia. Professora da Rede Municipal de Ijuí, atuando como Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil na Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi.

  • Elisandra Denise Baiotto, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Brasil

    Licenciada em Pedagogia. Pós-graduada em Gestão Escolar; Bacharel em Direito e Especialista em Direito Público Municipal. Professora da Rede Municipal de Ijuí, atuando como Diretora na Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi.

  • Silvana Ribeiro Braz, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Brasil

    Licenciada em Pedagogia. Pós-graduada em Anos Iniciais. Professora da Rede Municipal de Ijuí, atuando como Vice-diretora na Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi.

  • Silvia Ribeiro Braz Rech, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Brasil

    Licenciada em Pedagogia. Pós-graduada em Gestão e Organização de Escola. Professora da Rede Municipal de Ijuí, atuando como Vice-diretora na Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi.

Publicado

2025-05-24

Edição

Seção

Artigos