ENTRE FAMÍLIA E SOCIEDADE: O PAPEL TRANSFORMADOR DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.46550/vv3jmn81Resumo
O presente artigo parte da questão central de que a escola, enquanto instituição, deve assumir um papel organizador dos saberes e dos valores que serão transmitidos às novas gerações, sobretudo diante da mudança dos papéis tradicionais da família na socialização. Segundo os autores analisados - Michel Young, Mário Osório Marques, Fernando Savater e Gérard Guillot -, a escola não apenas sistematiza e organiza o conhecimento científico e cultural, mas também desempenha um papel fundamental na construção da cidadania, ao oferecer espaços para a interação, mediação e reflexão de ideias. O artigo destaca, ainda, a importância de reconhecer que a educação não é neutra, e que os educadores carregam consigo os valores de suas culturas, atuando como mediadores ativos de uma tradição que precisa ser constantemente repensada e atualizada. Em suma, a escola é apresentada como o instrumento que possibilita a continuidade do conhecimento acumulado historicamente, evitando que cada nova geração tenha que recomeçar do zero, e contribuindo para a transformação social e o fortalecimento dos vínculos humanos.
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Copyright (c) 2025 Bruna Barboza Trasel Schonwald, Elisandra Denise Baiotto, Silvana Ribeiro Braz, Silvia Ribeiro Braz Rech (Autor)

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