O IMPACTO DA REALIDADE AUMENTADA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR NA PRÉ- ESCOLA

Autores

  • Dalmirene Lopes de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cecília Maria Ribeiro da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Fernanda Inácio de Alvim MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rubjane da Costa Campos Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ley-Ly-Nay Diacoy Farias Miranda MUST University, Estados Unidos Autor
  • Kely Moreira Pereira da Rocha Nobre MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gislaine Alves Morais Ferreira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Luciana Renolphi MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/cs2qre61

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da Realidade Aumentada (RA) no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças em idade pré-escolar. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica focada em artigos publicados nos últimos cinco anos, utilizando as palavras-chave “Realidade Aumentada”, “desenvolvimento cognitivo” e “educação infantil. Os resultados demonstraram que a RA pode enriquecer o processo de aprendizado ao proporcionar uma experiência interativa que facilita a compreensão e a retenção de informações. Foi observado que a RA contribui para o reconhecimento de letras e a alfabetização, além de aprimorar as habilidades motoras finas e a coordenação olho-mão. Ademais, a RA elevou o nível de engajamento e motivação das crianças, tornando o aprendizado mais dinâmico e estimulante. A personalização do aprendizado foi outro aspecto relevante, permitindo que as crianças aprendessem de acordo com seu próprio ritmo. Apesar dos benefícios, a implementação da RA enfrenta desafios, como a falta de recursos tecnológicos, a necessidade de capacitação específica para educadores e a equidade no acesso à tecnologia. Conclui-se que a RA exerce um impacto positivo no desenvolvimento infantil, mas são necessárias pesquisas adicionais para explorar soluções que superem os desafios identificados e consolidem o entendimento sobre o uso da RA na educação infantil.

Publicado

2025-05-30

Edição

Seção

Artigos