O IMPACTO DA REALIDADE AUMENTADA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR NA PRÉ- ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.46550/cs2qre61Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da Realidade Aumentada (RA) no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças em idade pré-escolar. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica focada em artigos publicados nos últimos cinco anos, utilizando as palavras-chave “Realidade Aumentada”, “desenvolvimento cognitivo” e “educação infantil. Os resultados demonstraram que a RA pode enriquecer o processo de aprendizado ao proporcionar uma experiência interativa que facilita a compreensão e a retenção de informações. Foi observado que a RA contribui para o reconhecimento de letras e a alfabetização, além de aprimorar as habilidades motoras finas e a coordenação olho-mão. Ademais, a RA elevou o nível de engajamento e motivação das crianças, tornando o aprendizado mais dinâmico e estimulante. A personalização do aprendizado foi outro aspecto relevante, permitindo que as crianças aprendessem de acordo com seu próprio ritmo. Apesar dos benefícios, a implementação da RA enfrenta desafios, como a falta de recursos tecnológicos, a necessidade de capacitação específica para educadores e a equidade no acesso à tecnologia. Conclui-se que a RA exerce um impacto positivo no desenvolvimento infantil, mas são necessárias pesquisas adicionais para explorar soluções que superem os desafios identificados e consolidem o entendimento sobre o uso da RA na educação infantil.
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Copyright (c) 2025 Dalmirene Lopes de Oliveira, Cecília Maria Ribeiro da Silva, Fernanda Inácio de Alvim, Rubjane da Costa Campos Santos, Ley-Ly-Nay Diacoy Farias Miranda, Kely Moreira Pereira da Rocha Nobre, Gislaine Alves Morais Ferreira, Luciana Renolphi (Autor)

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