ESTRATÉGIAS PARA UM ENSINO DINÂMICO NO AMBIENTE DIGITAL: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIA

Autores

  • Adriely Barbosa de Jesus MUST University, Estados Unidos Autor
  • Diego Santhiago Araújo de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Renata Aparecida Rodrigues MUST University, Estados Unidos Autor
  • Letícia dos Anjos Rodrigues MUST University, Estados Unidos Autor
  • Glaucia Martins Ferreira MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/3d4bk081

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar como as metodologias ativas, aliadas às tecnologias digitais, contribuem para a promoção de um ensino mais interativo no contexto educacional, especialmente no Ensino a Distância (EaD). O tema abordou a necessidade de estratégias pedagógicas que favoreçam o protagonismo discente, deslocando o estudante de uma posição passiva para um papel ativo na construção do conhecimento. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, conforme os pressupostos de Boccato (2006), a fim de reunir e interpretar criticamente referenciais teóricos que fundamentam a aplicação das metodologias ativas no ensino mediado por tecnologia. Foram analisadas abordagens como a aprendizagem baseada em problemas, a aprendizagem baseada em projetos, a aprendizagem baseada em equipe e o círculo de cultura, evidenciando suas aplicações no EaD por meio de ferramentas digitais. A pesquisa demonstrou que a integração entre metodologias ativas e tecnologia potencializou o envolvimento dos estudantes, tornando o processo educativo mais dinâmico e interativo. Contudo, constatou-se que a implementação dessas estratégias ainda enfrenta desafios, como a resistência docente e a necessidade de formação continuada. Dessa forma, concluiu-se que o investimento em capacitação pedagógica e infraestrutura tecnológica é essencial para ampliar o impacto positivo dessas metodologias. Assim, estimulou-se a realização de novos estudos sobre o tema, a fim de aprofundar as reflexões e propor soluções para a estruturação dessas práticas no ensino contemporâneo.

Publicado

2025-06-01

Edição

Seção

Artigos