ESTRATÉGIAS PARA UM ENSINO DINÂMICO NO AMBIENTE DIGITAL: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.46550/3d4bk081Resumo
O estudo teve como objetivo analisar como as metodologias ativas, aliadas às tecnologias digitais, contribuem para a promoção de um ensino mais interativo no contexto educacional, especialmente no Ensino a Distância (EaD). O tema abordou a necessidade de estratégias pedagógicas que favoreçam o protagonismo discente, deslocando o estudante de uma posição passiva para um papel ativo na construção do conhecimento. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, conforme os pressupostos de Boccato (2006), a fim de reunir e interpretar criticamente referenciais teóricos que fundamentam a aplicação das metodologias ativas no ensino mediado por tecnologia. Foram analisadas abordagens como a aprendizagem baseada em problemas, a aprendizagem baseada em projetos, a aprendizagem baseada em equipe e o círculo de cultura, evidenciando suas aplicações no EaD por meio de ferramentas digitais. A pesquisa demonstrou que a integração entre metodologias ativas e tecnologia potencializou o envolvimento dos estudantes, tornando o processo educativo mais dinâmico e interativo. Contudo, constatou-se que a implementação dessas estratégias ainda enfrenta desafios, como a resistência docente e a necessidade de formação continuada. Dessa forma, concluiu-se que o investimento em capacitação pedagógica e infraestrutura tecnológica é essencial para ampliar o impacto positivo dessas metodologias. Assim, estimulou-se a realização de novos estudos sobre o tema, a fim de aprofundar as reflexões e propor soluções para a estruturação dessas práticas no ensino contemporâneo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adriely Barbosa de Jesus, Diego Santhiago Araújo de Oliveira, Renata Aparecida Rodrigues, Letícia dos Anjos Rodrigues, Glaucia Martins Ferreira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.