RECURSOS TECNOLÓGICOS E FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/3gdc7s70Resumo
O presente trabalho teve como intuito entender sobre o uso de recursos tecnológicos e o fazer pedagógico na educação especial. A pergunta norteadora da pesquisa foi a reflexão sobre inclusão digital e o fazer pedagógico com alunos deficientes intelectuais. Definiu-se como objetivo geral deste trabalho, compreender o conceito de inclusão dentro da educação especial e as contribuições dos recursos tecnológicos para práticas pedagógicas diferenciadas. A pesquisa possui cunho descritivo, de caráter qualitativo e a metodologia aplicada foi a de revisão bibliográfica. Os conceitos levantados durante a pesquisa foram obtidos através da leitura de livros e artigos científicos. Com base nos estudos foi possível entender a importância dos recursos tecnológicos para a inclusão do público da educação especial. Ficou evidente a possibilidade de uma prática docente mediada pelas tecnologias, onde o papel deste é de extrema importância, para que haja avanços no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Ficou claro a importância das tecnologias, para trabalhar metodologias lúdicas e diversificadas, que desenvolvem, além do aspecto cognitivo, habilidades adaptativas, de grande significância para alunos com deficiência intelectual. Existe também a possibilidade de uso de aplicativos, sites e jogos para facilitar a prática docente junto a este público. Portanto, foi possível assimilar que por si só as tecnologias não promovem a inclusão, mas associadas a metodologias planejadas para atender as necessidades educacionais dos alunos, são instrumentos valiosos para a quebra de paradigmas no ato de incluir pedagogicamente os alunos com deficiência, contribuindo para a aprendizagem significativa deles.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adriana Rúbia Castilho Dias, Ângela Espíndola Teixeira, Elza Leão Candida, Luciana Renolphi, Roberval Pereira do Nascimento, Giovana Benedita Alves Kunert Cabral, Andreia Monfreides (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.