RECURSOS TECNOLÓGICOS E FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Adriana Rúbia Castilho Dias MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ângela Espíndola Teixeira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elza Leão Candida MUST University, Estados Unidos Autor
  • Luciana Renolphi MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gislaine Alves Morais Ferreira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Giovana Benedita Alves Kunert Cabral MUST University, Estados Unidos Autor
  • Andreia Monfreides MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cinthia Camargo Morais MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/3gdc7s70

Resumo

O presente trabalho teve como intuito entender sobre o uso de recursos tecnológicos e o fazer pedagógico na educação especial. A pergunta norteadora da pesquisa foi a reflexão sobre inclusão digital e o fazer pedagógico com alunos deficientes intelectuais. Definiu-se como objetivo geral deste trabalho, compreender o conceito de inclusão dentro da educação especial e as contribuições dos recursos tecnológicos para práticas pedagógicas diferenciadas. A pesquisa possui cunho descritivo, de caráter qualitativo e a metodologia aplicada foi a de revisão bibliográfica. Os conceitos levantados durante a pesquisa foram obtidos através da leitura de livros e artigos científicos. Com base nos estudos foi possível entender a importância dos recursos tecnológicos para a inclusão do público da educação especial. Ficou evidente a possibilidade de uma prática docente mediada pelas tecnologias, onde o papel deste é de extrema importância, para que haja avanços no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Ficou claro a importância das tecnologias, para trabalhar metodologias lúdicas e diversificadas, que desenvolvem, além do aspecto cognitivo, habilidades adaptativas, de grande significância para alunos com deficiência intelectual. Existe também a possibilidade de uso de aplicativos, sites e jogos para facilitar a prática docente junto a este público. Portanto, foi possível assimilar que por si só as tecnologias não promovem a inclusão, mas associadas a metodologias planejadas para atender as necessidades educacionais dos alunos, são instrumentos valiosos para a quebra de paradigmas no ato de incluir pedagogicamente os alunos com deficiência, contribuindo para a aprendizagem significativa deles.

Publicado

2025-05-30

Edição

Seção

Artigos