NEUROCIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: CONEXÕES COGNITIVAS PARA UMA APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA

Autores

  • Rosangela Rita Ferreira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Danyella de Paula Silveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Priscila Chiká Simici MUST University, Estados Unidos Autor
  • Andreia Monfreides MUST University, Estados Unidos Autor
  • Wilson Rodrigues Carvalho MUST University, Estados Unidos Autor
  • Andreza de Espindola MUST University, Estados Unidos Autor
  • Adriana Rúbia Castilho Dias MUST University, Estados Unidos Autor
  • Marcio Paulo Rezende MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/75zxzv80

Resumo

A crescente intersecção entre neurociência, educação e tecnologia tem impulsionado transformações profundas no modo como se compreende e se organiza o processo de ensino-aprendizagem. Com base nos avanços científicos sobre o funcionamento cerebral e nas possibilidades oferecidas pelas ferramentas digitais, este estudo buscou investigar de que maneira esses três campos, quando integrados, podem favorecer experiências educacionais mais eficazes e personalizadas. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a neurociência, educação e tecnologia, quando articuladas de forma intencional na prática educativa, podem favorecer uma aprendizagem mais significativa. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Silva Júnior et al. (2024), Souza (2025) e Dias (2021), cujos estudos abordam com profundidade os efeitos cognitivos e afetivos das tecnologias no ambiente educacional. Como principais resultados, identificou-se que o uso de recursos digitais aliados aos princípios da neurociência estimula a atenção, a motivação, o engajamento e a consolidação da memória de longo prazo. O estudo evidenciou ainda que a mediação pedagógica e o planejamento intencional são fundamentais para que a tecnologia promova impacto real na aprendizagem. Pesquisas futuras podem explorar com mais profundidade o papel da inteligência artificial e de ambientes imersivos no fortalecimento da neuroeducação.

Publicado

2025-05-04

Edição

Seção

Artigos