TECNOLOGIAS DIGITAIS E EQUIDADE ESCOLAR: CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.46550/v230ma85Resumo
A crescente valorização da inclusão escolar impulsiona reflexões sobre o papel das tecnologias digitais como catalisadoras de acessibilidade e equidade no processo educacional. Este trabalho tem como objetivo analisar como os recursos digitais podem promover melhorias na aprendizagem de estudantes com deficiência, inseridos no ensino regular. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica, ancorada em publicações científicas obtidas nos portais Periódicos CAPES e SciELO, que tratam da aplicação pedagógica de tecnologias assistivas no ambiente escolar. As evidências analisadas demonstram que tais recursos ampliam as possibilidades de participação ativa, desenvolvendo competências cognitivas e favorecendo a autonomia dos estudantes, ainda que persistam obstáculos estruturais, como escassez de equipamentos, resistência docente e limitações na formação profissional. Diante disso, destaca-se a urgência de investimentos contínuos em infraestrutura digital, formação docente crítica e estratégias pedagógicas personalizadas. Conclui-se que o uso consciente das tecnologias digitais representa um caminho promissor para consolidar práticas educativas mais inclusivas, transformando o espaço escolar em um ambiente acessível, democrático e plural.
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Copyright (c) 2025 Nildete Alves dos Santos Silva, Luzia Gomes Nogueira de Aguiar, Chirly Vitor Gomes Pires, Manoel Messias dos Santos Oliveira, Sunara Cabral de Araújo, Lucivane Gomes Nogueira, Flávia Ferreira Leal de Carvalho (Autor)

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