PRODUTOS EDUCACIONAIS: O JOGO COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.46550/ceg3tf83Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar os Produtos Educacionais (PEs) desenvolvidos no âmbito de Programas de Pós-Graduação Profissional em Ensino e Educação, focando na busca por jogos de tabuleiro que visam o ensino-aprendizagem de Línguas, em especial a Língua Inglesa. Buscou-se responder a seguinte questão: Quais são as características e contribuições dos Produtos Educacionais que utilizam jogos de tabuleiro para o ensino-aprendizagem de línguas, desenvolvidos no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Profissional em Ensino e Educação? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, com abordagem qualitativa. A busca ocorreu primeiramente no portal da eduCAPES, por PEs, e depois se estendeu para outros sites buscando suas dissertações correlatas. Utilizou-se seis descritores: “gamificação” AND “tabuleiro”; “gamificação” AND “ingl*”; “língua inglesa” AND “analógico e digital” e “jogo de tabuleiro” AND “ingl*”. Estabeleceu-se os critérios de inclusão e exclusão e aplicou-se o recorte temporal de janeiro de 2019 a abril de 2024. A análise de dados foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin (2016) e nas dimensões do produto de Rizzatti et al. (2020). Identificou-se cinco PEs que utilizam jogos de tabuleiro no ensino de línguas, sendo três voltados à Língua Inglesa, um para o Espanhol e outro para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Observou-se que, embora os materiais apresentem diversidade metodológica e potencial de aplicação, nenhum deles disponibiliza ficha avaliativa junto à dissertação. Conclui-se que os jogos de tabuleiro configuram-se como estratégias pedagógicas promissoras para o ensino de línguas, especialmente da Língua Inglesa, embora ainda pouco exploradas nos portais analisados.
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