A INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POTENCIALIDADES, LIMITAÇÕES E CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Flávia Ferreira Leal de Carvalho MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vanessa Ferreira da Costa Sasaki Ivy Enber Christian University, Estados Unidos Autor
  • Luiz Alves de Queiroz MUST University, Estados Unidos Autor
  • Andreza Barbosa Manhães MUST University, Estados Unidos Autor
  • Janaina Salles Moraes Pereira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Stephanie Soares de Araújo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Andréia de Cássia Mesavila MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/jfv52h50

Resumo

Este trabalho teve como finalidade investigar a presença da Inteligência Artificial (IA) no âmbito da educação a distância, buscando compreender suas múltiplas dimensões e apontar caminhos para uma aplicação mais eficiente dessa tecnologia. A partir de uma pesquisa bibliográfica, foram examinados os avanços mais recentes e as principais estratégias adotadas no uso da IA no ensino, destacando-se sua capacidade de adaptar conteúdos às necessidades dos alunos, fornecer apoio individualizado e ampliar o alcance da educação. Foram identificados tanto benefícios, como a personalização do processo de aprendizagem, quanto desafios relevantes, entre eles a necessidade de garantir a confiabilidade dos algoritmos utilizados e a promoção da equidade no acesso às ferramentas digitais. O estudo também trouxe à tona um exemplo prático bem-sucedido da utilização da IA em instituições de ensino nas décadas de 1960 a 1980, evidenciando como tais recursos puderam proporcionar maior autonomia e flexibilidade aos estudantes. Contudo, também foram considerados os limites desse contexto, especialmente relacionados ao estágio incipiente das tecnologias disponíveis à época e às desigualdades no acesso educacional. Com base nesses elementos, esta pesquisa apresenta uma leitura crítica e fundamentada da adoção da IA na educação a distância, oferecendo contribuições relevantes para futuras investigações e práticas pedagógicas que visem à melhoria da qualidade da aprendizagem.

Publicado

2025-08-06

Edição

Seção

Artigos