A INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POTENCIALIDADES, LIMITAÇÕES E CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.46550/jfv52h50Resumo
Este trabalho teve como finalidade investigar a presença da Inteligência Artificial (IA) no âmbito da educação a distância, buscando compreender suas múltiplas dimensões e apontar caminhos para uma aplicação mais eficiente dessa tecnologia. A partir de uma pesquisa bibliográfica, foram examinados os avanços mais recentes e as principais estratégias adotadas no uso da IA no ensino, destacando-se sua capacidade de adaptar conteúdos às necessidades dos alunos, fornecer apoio individualizado e ampliar o alcance da educação. Foram identificados tanto benefícios, como a personalização do processo de aprendizagem, quanto desafios relevantes, entre eles a necessidade de garantir a confiabilidade dos algoritmos utilizados e a promoção da equidade no acesso às ferramentas digitais. O estudo também trouxe à tona um exemplo prático bem-sucedido da utilização da IA em instituições de ensino nas décadas de 1960 a 1980, evidenciando como tais recursos puderam proporcionar maior autonomia e flexibilidade aos estudantes. Contudo, também foram considerados os limites desse contexto, especialmente relacionados ao estágio incipiente das tecnologias disponíveis à época e às desigualdades no acesso educacional. Com base nesses elementos, esta pesquisa apresenta uma leitura crítica e fundamentada da adoção da IA na educação a distância, oferecendo contribuições relevantes para futuras investigações e práticas pedagógicas que visem à melhoria da qualidade da aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Flávia Ferreira Leal de Carvalho, Vanessa Ferreira da Costa Sasaki , Luiz Alves de Queiroz, Andreza Barbosa Manhães, Janaina Salles Moraes Pereira, Stephanie Soares de Araújo, Andréia de Cássia Mesavila (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.