REDES SOCIAIS E APRENDIZAGEM: ENTRE O COMPARTILHAR E O ENSINAR

Autores

  • Nilda Gonzaga de Sousa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sandra Helena Cordebelle de Almeida MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sandra Regina Marques Tavares MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ana Paula Schaedler Zarth MUST University, Estados Unidos Autor
  • Luana Pereira da Silva MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/jpkj7a31

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o papel das redes sociais no processo de aprendizagem, com ênfase na tensão entre o compartilhamento de informações e a mediação pedagógica. A pesquisa adotou metodologia de natureza bibliográfica, com análise de produções científicas recentes, extraídas de periódicos acadêmicos e bases de dados reconhecidas. O estudo delimitou-se à investigação das potencialidades e desafios das redes sociais digitais quando utilizadas como instrumentos de ensino, considerando seus impactos na autonomia discente, na prática docente e na construção colaborativa do conhecimento. Os dados analisados evidenciaram que, embora essas plataformas digitais ofereçam recursos que favorecem a interatividade, o protagonismo estudantil e a disseminação de saberes, sua eficácia educativa depende de uma mediação didática estruturada e de uma formação docente pautada na criticidade. O artigo concluiu que a inserção das redes sociais no contexto educacional requer planejamento, intencionalidade pedagógica e compreensão dos limites éticos e metodológicos envolvidos. Além disso, a análise revelou lacunas na literatura, principalmente no que diz respeito à avaliação dos impactos de longo prazo dessa prática e à escassez de estudos aplicados à educação básica. Por fim, recomenda-se o aprofundamento empírico da temática e a elaboração de diretrizes que orientem o uso consciente e formativo das redes sociais no ambiente escolar.

Publicado

2025-08-07

Edição

Seção

Artigos