REDES SOCIAIS E APRENDIZAGEM: ENTRE O COMPARTILHAR E O ENSINAR
DOI:
https://doi.org/10.46550/jpkj7a31Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar o papel das redes sociais no processo de aprendizagem, com ênfase na tensão entre o compartilhamento de informações e a mediação pedagógica. A pesquisa adotou metodologia de natureza bibliográfica, com análise de produções científicas recentes, extraídas de periódicos acadêmicos e bases de dados reconhecidas. O estudo delimitou-se à investigação das potencialidades e desafios das redes sociais digitais quando utilizadas como instrumentos de ensino, considerando seus impactos na autonomia discente, na prática docente e na construção colaborativa do conhecimento. Os dados analisados evidenciaram que, embora essas plataformas digitais ofereçam recursos que favorecem a interatividade, o protagonismo estudantil e a disseminação de saberes, sua eficácia educativa depende de uma mediação didática estruturada e de uma formação docente pautada na criticidade. O artigo concluiu que a inserção das redes sociais no contexto educacional requer planejamento, intencionalidade pedagógica e compreensão dos limites éticos e metodológicos envolvidos. Além disso, a análise revelou lacunas na literatura, principalmente no que diz respeito à avaliação dos impactos de longo prazo dessa prática e à escassez de estudos aplicados à educação básica. Por fim, recomenda-se o aprofundamento empírico da temática e a elaboração de diretrizes que orientem o uso consciente e formativo das redes sociais no ambiente escolar.
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Copyright (c) 2025 Nilda Gonzaga de Sousa, Sandra Helena Cordebelle de Almeida, Sandra Regina Marques Tavares, Ana Paula Schaedler Zarth, Luana Pereira da Silva (Autor)

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