EDUCAÇÃO INFANTIL EM MOVIMENTO: O BRINCAR COMO CAMINHO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/9pzj3554Resumo
Com base na compreensão do brincar como linguagem autêntica da infância e prática pedagógica significativa, este artigo teve como objetivo analisar de que modo o brincar contribuiu para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, explorando seus benefícios, formas de aplicação e possibilidades de articulação com as tecnologias digitais. O estudo buscou examinar como as experiências lúdicas, quando planejadas com intencionalidade, favoreceram a aprendizagem, a construção de vínculos e a expressão subjetiva. Teve-se como objetivo investigar de que modo o brincar, em diferentes formatos e contextos, atuou como recurso formativo e ampliou as possibilidades educativas, especialmente quando associado ao uso equilibrado de tecnologias. Para tanto, adotou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com ênfase bibliográfica, compreendida, segundo Eco (2010), como o processo de coleta, análise e organização de obras teóricas publicadas, voltado à elaboração de argumentos de uma problemática específica. Os dados foram extraídos da leitura criteriosa de produções acadêmicas e agrupados em três eixos principais: a relação entre brincar, pensamento e emoção; as potencialidades do uso de tecnologias digitais em propostas lúdicas presenciais e remotas; e a importância de integrar brincadeiras estruturadas e não estruturadas no cotidiano escolar. A análise apontou que o brincar, quando respeitou os tempos e as expressões infantis, fortaleceu a autonomia, estimulou a imaginação e reafirmou seu papel como ferramenta indispensável no planejamento pedagógico. Assim, estimulou-se que mais pesquisas fossem realizadas sobre essa temática, especialmente voltadas às práticas educativas concretas em contextos diversos.
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