INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: CAMINHOS PARA A PERSONALIZAÇÃO E INCLUSÃO

Autores

  • Carolina Füchter Suchara MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cristina Matos Sampaio MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sanzia Fernandes Brito Universidad Autónoma de Asunción, Paraguai Autor
  • Sônia Beatris Bahri Schwertz MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rodi Narciso MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/a6z6mw09

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o papel da Inteligência Artificial (IA) na educação, considerando suas definições, tipos aplicáveis ao contexto educacional, benefícios para o processo de aprendizagem e os principais obstáculos que dificultam sua adoção plena.A pesquisa partiu da constatação de que a IA se apresentou como uma alternativa relevante diante das exigências da sociedade digital, contribuindo para a personalização do ensino, automação de tarefas repetitivas e desenvolvimento de práticas pedagógicas mais interativas e centradas no estudante. Para a realização do estudo, adotou-se uma pesquisa bibliográfica, compreendida, segundo Lakatos e Marconi (2003), como o exame sistematizado e crítico de obras e documentos publicados, com o intuito de oferecer embasamento teórico à investigação e permitir a compreensão do tema a partir do conhecimento já disponível. A coleta de dados foi realizada por meio da leitura de produções acadêmicas recentes, e a técnica de análise consistiu na articulação entre os autores selecionados, possibilitando o confronto de ideias e argumentos. A análise demonstrou que, embora a IA tenha o potencial de transformar positivamente o processo educativo, sua implementação ainda depende de políticas institucionais bem estruturadas, investimentos em infraestrutura e capacitação docente, além da superação de barreiras éticas e sociais. Concluiu-se que a IA pode fortalecer a aprendizagem quando integrada com criticidade, estratégia e compromisso com a equidade. Dessa forma, sugeriu-se o aprofundamento de estudos que explorem sua aplicabilidade em diferentes realidades escolares.

Publicado

2025-08-17

Edição

Seção

Artigos