INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: CAMINHOS PARA A PERSONALIZAÇÃO E INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/a6z6mw09Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar o papel da Inteligência Artificial (IA) na educação, considerando suas definições, tipos aplicáveis ao contexto educacional, benefícios para o processo de aprendizagem e os principais obstáculos que dificultam sua adoção plena.A pesquisa partiu da constatação de que a IA se apresentou como uma alternativa relevante diante das exigências da sociedade digital, contribuindo para a personalização do ensino, automação de tarefas repetitivas e desenvolvimento de práticas pedagógicas mais interativas e centradas no estudante. Para a realização do estudo, adotou-se uma pesquisa bibliográfica, compreendida, segundo Lakatos e Marconi (2003), como o exame sistematizado e crítico de obras e documentos publicados, com o intuito de oferecer embasamento teórico à investigação e permitir a compreensão do tema a partir do conhecimento já disponível. A coleta de dados foi realizada por meio da leitura de produções acadêmicas recentes, e a técnica de análise consistiu na articulação entre os autores selecionados, possibilitando o confronto de ideias e argumentos. A análise demonstrou que, embora a IA tenha o potencial de transformar positivamente o processo educativo, sua implementação ainda depende de políticas institucionais bem estruturadas, investimentos em infraestrutura e capacitação docente, além da superação de barreiras éticas e sociais. Concluiu-se que a IA pode fortalecer a aprendizagem quando integrada com criticidade, estratégia e compromisso com a equidade. Dessa forma, sugeriu-se o aprofundamento de estudos que explorem sua aplicabilidade em diferentes realidades escolares.
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Copyright (c) 2025 Carolina Füchter Suchara, Cristina Matos Sampaio, Sanzia Fernandes Brito, Sônia Beatris Bahri Schwertz, Rodi Narciso (Autor)

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