DESIGN INSTRUCIONAL COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL: MEDIAÇÕES, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS TRANSFORMADORAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/qr4fr330Resumo
O Design Instrucional (DI) é uma área da educação que emergiu no século XX, influenciada por teorias da aprendizagem e avanços tecnológicos. Ele combina práticas pedagógicas, como abordagens construtivistas e comportamentais, com inovações tecnológicas para criar experiências de ensino mais personalizadas e interativas. Dentro desse campo de atuação, o Designer Instrucional desempenha um papel fundamental, sendo responsável por adaptar métodos de ensino para diferentes perfis de alunos, integrar novas tecnologias e gerenciar limitações de tempo e recursos. Sua função é transformar desafios em oportunidades, utilizando seu conhecimento em ferramentas digitais e teorias pedagógicas eficazes. Este estudo tem como objetivo analisar as práticas do Design Instrucional, destacando seu impacto na eficácia do ensino e no aprendizado. Além disso, propõe soluções inovadoras que otimizam o processo educativo. Modelos tradicionais, como o ADDIE, foram adaptados para incorporar novas tecnologias, considerando etapas como avaliação e feedback para medir o progresso dos alunos e identificar áreas que precisam de ajustes. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica em artigos científicos de especialistas da área. As considerações finais apontam as contribuições do estudo e sinalizam o engajamento dos alunos e um aprendizado ativo e significativo como fatores preponderantes para atender às necessidades de uma educação digital personalizada dentro de ambientes de aprendizagem eficazes.
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Copyright (c) 2025 Lílian Almeida de Morais, Agelma Alves da Silva, Jéssica Aparecida Pereira, Marcelo Henrique Arrojo, Ana Alzira Alves da Silva Araújo, William de Oliveira Vilarinho (Autor)

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