DESIGN INSTRUCIONAL COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL: MEDIAÇÕES, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS TRANSFORMADORAS

Autores

  • Lílian Almeida de Morais MUST University, Estados Unidos Autor
  • Agelma Alves da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jéssica Aparecida Pereira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Marcelo Henrique Arrojo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ana Alzira Alves da Silva Araújo MUST University, Estados Unidos Autor
  • William de Oliveira Vilarinho MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/qr4fr330

Resumo

O Design Instrucional (DI) é uma área da educação que emergiu no século XX, influenciada por teorias da aprendizagem e avanços tecnológicos. Ele combina práticas pedagógicas, como abordagens construtivistas e comportamentais, com inovações tecnológicas para criar experiências de ensino mais personalizadas e interativas. Dentro desse campo de atuação, o Designer Instrucional desempenha um papel fundamental, sendo responsável por adaptar métodos de ensino para diferentes perfis de alunos, integrar novas tecnologias e gerenciar limitações de tempo e recursos. Sua função é transformar desafios em oportunidades, utilizando seu conhecimento em ferramentas digitais e teorias pedagógicas eficazes. Este estudo tem como objetivo analisar as práticas do Design Instrucional, destacando seu impacto na eficácia do ensino e no aprendizado. Além disso, propõe soluções inovadoras que otimizam o processo educativo. Modelos tradicionais, como o ADDIE, foram adaptados para incorporar novas tecnologias, considerando etapas como avaliação e feedback para medir o progresso dos alunos e identificar áreas que precisam de ajustes. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica em artigos científicos de especialistas da área. As considerações finais apontam as contribuições do estudo e sinalizam o engajamento dos alunos e um aprendizado ativo e significativo como fatores preponderantes para atender às necessidades de uma educação digital personalizada dentro de ambientes de aprendizagem eficazes.

Publicado

2025-06-20

Edição

Seção

Artigos