O PAPEL DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Neisson Rivelino Vieira Centro Universitário UniÚnica, Brasil Autor
  • Luzia dos Reis da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Eunice Corrêa de Sá MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jane Rodrigues Vidigal MUST University, Estados Unidos Autor
  • Antonio Airton Rodrigues Sousa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gizele Cardoso Possa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Adriana da Silva Souza MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/y0b55746

Resumo

A inclusão de estudantes com deficiência no ambiente escolar tem sido um desafio persistente, especialmente diante das exigências por práticas pedagógicas mais equitativas. Neste cenário, as ferramentas tecnológicas emergem como importantes aliadas na construção de uma educação inclusiva. Este trabalho teve como objetivo analisar o papel das tecnologias na promoção da inclusão de estudantes com deficiência no contexto escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou o método bibliográfico, utilizando como base artigos científicos publicados entre 2020 e 2025, localizados nas bases de dados SciELO e Portal de Periódicos CAPES. Os descritores selecionados trataram das relações entre tecnologia assistiva, inclusão escolar e educação especial. Os resultados demonstram que o uso de recursos tecnológicos potencializa a autonomia, a comunicação e a participação dos estudantes, favorecendo práticas pedagógicas mais acessíveis e personalizadas. Contudo, a eficácia dessas ferramentas depende da formação contínua dos professores e da existência de políticas públicas articuladas. Os dados evidenciam ainda que, embora existam experiências exitosas, persistem barreiras estruturais e culturais nas instituições de ensino. Recomenda-se, portanto, que futuras pesquisas aprofundem os efeitos da mediação tecnológica em diferentes níveis de ensino, bem como a implementação de programas de formação docente focados em práticas inclusivas mediadas por tecnologia.

Publicado

2025-08-10

Edição

Seção

Artigos