NEUROCIÊNCIA, GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO IMPACTOS NA MOTIVAÇÃO E NO RENDIMENTO ACADÊMICO DE UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Whálita da Silva Bonifácio Must University, Estados Unidos Autor
  • Gerson Samuel Machado Must University, Estados Unidos Autor
  • Fabrício Lopes de Souza Must University, Estados Unidos Autor
  • Andréia Lázara Moraes Carvalho Fernandes Must University, Estados Unidos Autor
  • Maria Elizete Teixeira de Castro Must University, Estados Unidos Autor
  • Diovane Alves da Silva MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/nt5fbf84

Resumo

A articulação entre neurociência e gamificação no ensino superior tem despertado interesse crescente por seu potencial de transformar práticas pedagógicas e promover a aprendizagem significativa. Este artigo tem como objetivo geral analisar como a integração entre neurociência e gamificação impacta a motivação e o rendimento acadêmico de estudantes universitários. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e caráter exploratório, baseada na análise de 30 artigos científicos selecionados nas bases CAPES, SciELO e Google Acadêmico. Os resultados revelaram que a gamificação, quando fundamentada em princípios da neurociência, favorece a ativação de funções cognitivas e emocionais essenciais à aprendizagem, contribuindo para o engajamento, a autorregulação e a melhora no desempenho acadêmico. Também foi possível identificar desafios relacionados à formação docente e à superficialidade de algumas aplicações. O estudo evidencia a necessidade de formação continuada para que docentes compreendam os fundamentos neurocientíficos e utilizem a gamificação de forma estratégica. Os achados apontam caminhos para a construção de práticas pedagógicas mais eficazes, sensíveis à diversidade cognitiva e alinhadas às demandas da educação contemporânea.

Publicado

2025-08-20

Edição

Seção

Artigos