TECNOLOGIAS DIGITAIS E MÍDIAS INTERATIVAS: CAMINHOS PARA A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.46550/hv25n682Resumo
A inserção de mídias digitais no cotidiano da educação infantil tem se revelado um caminho promissor para ressignificar práticas pedagógicas e ampliar as possibilidades de aprendizagem desde os primeiros anos escolares. Diante de um cenário em que crianças já crescem imersas em ambientes digitais, a escola enfrenta o desafio de integrar essas tecnologias com intencionalidade e criticidade. Essa integração demanda planejamento, domínio técnico e reflexão pedagógica, sobretudo por parte dos educadores, que desempenham papel central na mediação dessas experiências. O presente estudo teve como objetivo geral analisar como o uso de mídias digitais pode contribuir para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, por meio da indicação e aplicação de recursos tecnológicos adequados ao contexto escolar. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa e caráter exploratório. Foram consultadas obras entre 2015 e 2025, nas bases SciELO e Portal de Periódicos da CAPES, utilizando termos relacionados à tecnologia e educação, com foco em estudos em português voltados à infância. A análise dos autores selecionados — como Menezes, Couto e Santos (2019), Paula (2022) e Kanashiro e Seabra Júnior (2018) — evidenciou que, quando aplicadas com intencionalidade pedagógica, ferramentas digitais como o Prezi e o Baby Games podem favorecer a inclusão, estimular a cognição e promover a personalização do ensino. Constatou-se, contudo, que barreiras estruturais e formativas ainda limitam a efetividade dessas tecnologias. Futuras investigações poderão aprofundar o impacto direto da mediação docente no uso das mídias em contextos diversos.
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Copyright (c) 2024 Juliana Lopes Waltrick, Roberto Carlos Cipriani, Adriana Lúcia Barbosa, Edivan Martins de Oliveira, Fernanda de Freitas Moura, Edineia Maria da Silva Matos, Selma Aparecida de Carvalho (Autor)

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