O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Mille Anne Ribeiro da Silva Universidad del Sol, Paraguai Autor
  • Luciana Sousa Teixeira Alarcão Universidad del Sol, Paraguai Autor
  • Teresa Helena Batelli de Oliveira Universidad del Sol, Paraguai Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/39w62d69

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as oportunidades e desafios do uso da Inteligência Artificial (IA) na educação, com foco na personalização do ensino, nas dificuldades enfrentadas pelos educadores e nas implicações éticas e sociais associadas à sua implementação. A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamentou-se em revisão bibliográfica de estudos recentes disponíveis em bases como o Google Acadêmico, considerando publicações entre 2024 e 2025. Os resultados evidenciaram que a IA oferece recursos promissores para a personalização do ensino, adaptando os conteúdos às características individuais dos estudantes. No entanto, a adoção eficaz dessas tecnologias depende de fatores como infraestrutura adequada, formação docente contínua e regulamentações éticas claras. Concluiu-se que, apesar dos benefícios potenciais, o uso da IA na educação exige planejamento, criticidade e políticas públicas voltadas à equidade digital. Foram sugeridas pesquisas futuras que explorem a eficácia da IA em diferentes contextos educacionais e que contribuam para o desenvolvimento de parâmetros éticos e pedagógicos aplicáveis às tecnologias educacionais emergentes.

Biografia do Autor

  • Mille Anne Ribeiro da Silva, Universidad del Sol, Paraguai

    Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol (UNADES).

  • Luciana Sousa Teixeira Alarcão, Universidad del Sol, Paraguai

    Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol (UNADES).

  • Teresa Helena Batelli de Oliveira, Universidad del Sol, Paraguai

    Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol (UNADES).

Publicado

2025-05-04