TECNOLOGIA INCLUSIVA: REDEFININDO O FAZER PEDAGÓGICO EM AMBIENTES DIGITAIS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/cxv4rj40Resumo
A integração das tecnologias digitais à educação tem impulsionado profundas mudanças no cotidiano escolar, especialmente no que se refere à inclusão de estudantes com deficiência. Este artigo tem como objetivo geral analisar como se configura a reconstrução do fazer pedagógico em ambientes digitais inclusivos, com foco nas práticas docentes, nas tecnologias assistivas e nas perspectivas de inclusão escolar. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico em bases como SciELO e CAPES, a partir dos descritores: Inclusão digital, Tecnologias assistivas, Práticas docentes, Ambientes digitais e Educação inclusiva. Os resultados apontam desafios na formação docente, na implementação de recursos acessíveis e na criação de ambientes realmente inclusivos, mas também revelam experiências exitosas e possibilidades de transformação. Este estudo contribui para o avanço de práticas pedagógicas mais sensíveis à diversidade e indica caminhos para novas investigações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kárita Pereira Dias, Fernanda Batista, Gisselly Mendonça Fernandes, José Pereira Franco, Camila de Camargo Silva, Jaciane Cani Ribeiro, Gilza Alves da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.