TECNOLOGIA INCLUSIVA: REDEFININDO O FAZER PEDAGÓGICO EM AMBIENTES DIGITAIS EDUCACIONAIS

Autores

  • Kárita Pereira Dias MUST University, Estados Unidos Autor
  • Fernanda Batista MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gisselly Mendonça Fernandes MUST University, Estados Unidos Autor
  • José Pereira  Franco MUST University, Estados Unidos Autor
  • Camila de Camargo Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jaciane Cani Ribeiro MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gilza Alves da Silva MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/cxv4rj40

Resumo

A integração das tecnologias digitais à educação tem impulsionado profundas mudanças no cotidiano escolar, especialmente no que se refere à inclusão de estudantes com deficiência. Este artigo tem como objetivo geral analisar como se configura a reconstrução do fazer pedagógico em ambientes digitais inclusivos, com foco nas práticas docentes, nas tecnologias assistivas e nas perspectivas de inclusão escolar. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico em bases como SciELO e CAPES, a partir dos descritores: Inclusão digital, Tecnologias assistivas, Práticas docentes, Ambientes digitais e Educação inclusiva. Os resultados apontam desafios na formação docente, na implementação de recursos acessíveis e na criação de ambientes realmente inclusivos, mas também revelam experiências exitosas e possibilidades de transformação. Este estudo contribui para o avanço de práticas pedagógicas mais sensíveis à diversidade e indica caminhos para novas investigações.

Publicado

2025-10-02

Edição

Seção

Artigos