DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE FRENTE À INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Sandra Lisbôa de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gabriela Macedo da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Dulcemar da Silva Fernandes de Almeida MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ádria de Almeida Lourenço MUST University, Estados Unidos Autor
  • Miriam da Conceição Macedo Pimentel MUST University, Estados Unidos Autor
  • Flávia Ferreira Maia Alves MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rita Edneia Costa Silva MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/qqq0tk63

Resumo

A incorporação de soluções tecnológicas na grade curricular tem transformado as ações pedagógicas, promovendo novas perspectivas voltadas para o processo do aprendizado. O objetivo desde paper é identificar as dificuldades a serem superadas a fim de fazer uso de forma genuína da tecnologia nos currículos atuais por parte dos docentes, ressaltando a importância da capacitação contínua e do ato de planejar, o que propiciará o aprendizado mais significativo, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades e melhor preparar o discente para o futuro. Com base em pesquisa bibliográfica este trabalho foi feito fundamentada em fontes acadêmicas recentes que analisam dimensões teóricas e práticas percebendo como agregar a tecnologia na educação. Os pontos críticos identificados relacionam-se com a necessidade de melhora na capacitação digital do docente e o estabelecimento de aliança entre o currículo tradicional e as emergentes tecnologias de ponta. A análise aponta que embora a tecnologia possa fornecer quesitos agregadores a educação, sua integração depende de outros fatores que se interligam com estrutura adequada e políticas públicas efetivas. Constata-se que a resolução desta problemática é de suma importância, visto que pode vir a assegurar uma educação mais inclusiva, inovadora e consonante com as demandas contemporâneas.

Publicado

2025-11-30

Edição

Seção

Artigos