DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE FRENTE À INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46550/qqq0tk63Resumo
A incorporação de soluções tecnológicas na grade curricular tem transformado as ações pedagógicas, promovendo novas perspectivas voltadas para o processo do aprendizado. O objetivo desde paper é identificar as dificuldades a serem superadas a fim de fazer uso de forma genuína da tecnologia nos currículos atuais por parte dos docentes, ressaltando a importância da capacitação contínua e do ato de planejar, o que propiciará o aprendizado mais significativo, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades e melhor preparar o discente para o futuro. Com base em pesquisa bibliográfica este trabalho foi feito fundamentada em fontes acadêmicas recentes que analisam dimensões teóricas e práticas percebendo como agregar a tecnologia na educação. Os pontos críticos identificados relacionam-se com a necessidade de melhora na capacitação digital do docente e o estabelecimento de aliança entre o currículo tradicional e as emergentes tecnologias de ponta. A análise aponta que embora a tecnologia possa fornecer quesitos agregadores a educação, sua integração depende de outros fatores que se interligam com estrutura adequada e políticas públicas efetivas. Constata-se que a resolução desta problemática é de suma importância, visto que pode vir a assegurar uma educação mais inclusiva, inovadora e consonante com as demandas contemporâneas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sandra Lisbôa de Oliveira, Gabriela Macedo da Silva, Dulcemar da Silva Fernandes de Almeida, Ádria de Almeida Lourenço, Miriam da Conceição Macedo, Flávia Ferreira Maia Alves, Rita Edneia Costa Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.