ENSINO HÍBRIDO E EDUCAÇÃO 4.0: INTEGRAÇÃO ENTRE O PRESENCIAL E O DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/1x5gnd55Resumo
As reconfigurações contemporâneas da educação, sob a incidência da cultura digital e das demandas da Educação 4.0, recolocam em disputa o sentido do espaço-tempo escolar. O Ensino Híbrido, ao integrar presencialidade e virtualidade em fluxos dinâmicos, desafia a escola a abandonar dicotomias históricas e a construir práticas formativas mais flexíveis, inclusivas e éticas. Nesse horizonte, o presente estudo parte da intenção de compreender como o Ensino Híbrido, articulado aos princípios da Educação 4.0, redefine currículos, mediações pedagógicas e possibilidades de inclusão, tensionando promessas de inovação e riscos de aprofundamento das desigualdades. A metodologia bibliográfica mobilizada ancora-se na análise crítica de produções acadêmicas recentes, buscando construir um percurso interpretativo que valorize a complexidade dos fenômenos educativos em tempos de convergência digital. Ao privilegiar a leitura densificada de obras que problematizam a integração entre o presencial e o digital, a investigação aposta na emergência de compreensões provisórias, abertas à historicidade dos processos e às singularidades dos contextos escolares. Os resultados sugerem que a potência do Ensino Híbrido reside menos na tecnologia em si e mais na capacidade da mediação docente de construir percursos formativos que articulem saberes, culturas e tempos diversos, reafirmando a educação como direito, experiência coletiva e prática de emancipação crítica.
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Copyright (c) 2024 Maria Aparecida Soares Teixeira, Leila Ribeiro de Melo Martins, Edileuza Lucena dos Santos, Alexandra Martins Roque, Daniel Fernandes de Bessa (Autor)

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