CULTURA DIGITAL E COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI: O PAPEL DA ESCOLA NA ERA DA INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/2myfxn70Resumo
A cultura digital não se constitui apenas como um conjunto de tecnologias, mas como um novo ecossistema de produção de sentidos, conhecimentos e subjetividades, que atravessa todos os âmbitos da vida contemporânea. No interior desse cenário, a escola é desafiada a revisar seu papel, suas práticas e suas finalidades, frente à emergência de novas competências cognitivas, críticas e socioemocionais. O presente estudo tem como objetivo investigar como a cultura digital impacta a formação das competências do século XXI e qual o papel da escola na era da informação. A metodologia bibliográfica mobilizada ancora-se na análise crítica de produções acadêmicas recentes, priorizando obras que tensionam as relações entre educação, cultura digital e formação cidadã em contextos hiperconectados. São discutidos os riscos da reprodução irrefletida de práticas tecnológicas no espaço escolar e a necessidade de a escola se constituir como espaço de curadoria crítica, mediação ética e reinvenção formativa. Em tempos em que o excesso de dados e a velocidade de circulação da informação desafiam as possibilidades de escuta, reflexão e construção coletiva do conhecimento, a ação pedagógica precisa afirmar-se como contraponto humanizador. A educação, nesse contexto, reafirma sua função social de formar sujeitos autônomos, éticos e capazes de intervir criticamente no tecido complexo da cultura digital.
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Copyright (c) 2024 Eliane Aparecida Pereira Marcolino, Vânia Moreira Rocha de Oliveira , Cristiane Tonidandel, Fabiana Moreira da Silva, Luana Sena de Souza (Autor)

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