ANÁLISE SWOT NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Roberto Carlos Cipriani MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria José de Camargo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Luciany Lima de Almeida Alves MUST University, Estados Unidos Autor
  • Joymara de Paula Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lucimar da Costa Brito MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elaine Martins Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Eliane Silva Martins MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ana Paula de Souza Bernini MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/xnmsgw57

Resumo

A crescente presença das tecnologias digitais no cotidiano escolar revela desafios significativos para sua inserção A matriz SWOT, inicialmente dedicada ao mundo administrativo, descortina forças e oportunidades (características positivas e benéficas), além de fraquezas e ameaças (aspectos maléficos e preocupantes) da instituição. As mais variadas necessidades institucionais podem ser identificadas através dessa ferramenta. Considera-se tal tipo de análise um utensílio cabal de colaboração organizacional, tendo em vista que qualquer instituição que vise prosperidade exija leitura técnica da realidade a sua volta. Os labores pedagógicos foram demasiadamente beneficiados com o advento da análise SWOT como ferramenta educacional. A matriz SWOT possibilita a administração dos recursos humanos e financeiros da escola de modo harmonioso. Além disso, ela auxilia o processo de tomada de decisão na instituição escolar, abrangendo assuntos importantes e mediando complexidades.

Publicado

2024-02-15

Edição

Seção

Artigos