GAMIFICAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: POTENCIALIDADES E LIMITES

Autores

  • Suzana Brentam Francisconi Must University, Estados Unidos Autor
  • Delcymeiry Neta Carneiro Silva Must University, Estados Unidos Autor
  • Ana Paula Oliveira Must University, Estados Unidos Autor
  • Neima Cristina dos Santos Must University, Estados Unidos Autor
  • Rogeria Vitalina Theodoro Silva Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/vd41dg45

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as potencialidades e os limites da integração entre gamificação e inteligência artificial no contexto educacional. O estudo abordou o tema a partir da crescente presença dessas tecnologias em práticas pedagógicas que visam aumentar o engajamento discente e promover a personalização da aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na análise de três estudos publicados entre 2023 e 2024, cujas contribuições empíricas e teóricas permitiram uma abordagem crítica do problema. A investigação demonstrou que a gamificação pode favorecer a motivação e a permanência dos alunos em sala de aula, enquanto a inteligência artificial contribui para a adaptação de conteúdos e estratégias conforme o perfil dos estudantes. Contudo, foram identificadas limitações éticas, pedagógicas e operacionais, como a desigualdade de acesso tecnológico, a resistência docente e os riscos de uso acrítico dos dados. Concluiu-se que a eficácia da integração entre gamificação e IA depende do planejamento pedagógico, da formação contínua dos professores e da articulação dessas tecnologias com os princípios da educação inclusiva e equitativa.

PALAVRAS-CHAVE: aprendizagem adaptativa; engajamento escolar; tecnologia educacional; inovação didática; prática docente.

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

Artigos