GAMIFICAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: POTENCIALIDADES E LIMITES
DOI:
https://doi.org/10.46550/vd41dg45Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar as potencialidades e os limites da integração entre gamificação e inteligência artificial no contexto educacional. O estudo abordou o tema a partir da crescente presença dessas tecnologias em práticas pedagógicas que visam aumentar o engajamento discente e promover a personalização da aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na análise de três estudos publicados entre 2023 e 2024, cujas contribuições empíricas e teóricas permitiram uma abordagem crítica do problema. A investigação demonstrou que a gamificação pode favorecer a motivação e a permanência dos alunos em sala de aula, enquanto a inteligência artificial contribui para a adaptação de conteúdos e estratégias conforme o perfil dos estudantes. Contudo, foram identificadas limitações éticas, pedagógicas e operacionais, como a desigualdade de acesso tecnológico, a resistência docente e os riscos de uso acrítico dos dados. Concluiu-se que a eficácia da integração entre gamificação e IA depende do planejamento pedagógico, da formação contínua dos professores e da articulação dessas tecnologias com os princípios da educação inclusiva e equitativa.
PALAVRAS-CHAVE: aprendizagem adaptativa; engajamento escolar; tecnologia educacional; inovação didática; prática docente.
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Copyright (c) 2024 Suzana Brentam Francisconi, Delcymeiry Neta Carneiro Silva, Ana Paula Oliveira, Neima Cristina dos Santos, Rogeria Vitalina Theodoro Silva (Autor)

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