O PAPEL DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.46550/es2hfn45Resumo
O uso da tecnologia na formação continuada de professores destaca-se como um tema relevante no contexto educacional atual. A escolha desse tema justifica-se pela necessidade de adaptação das práticas pedagógicas às demandas contemporâneas e pelo potencial da tecnologia em promover inovações no ensino. O objetivo principal do estudo reside na análise de como a integração de recursos tecnológicos impacta a formação docente e melhora a qualidade do ensino. A metodologia adotada envolve uma abordagem bibliográfica, que oferece um panorama sobre as práticas de formação continuada mediadas por tecnologia. Os principais resultados encontrados indicam que a tecnologia, ao ser incorporada aos processos formativos, possibilita o aprimoramento das competências dos educadores e a criação de um ambiente colaborativo, onde há troca de experiências. Além disso, constata-se que ambientes virtuais de aprendizagem e comunidades virtuais de prática favorecem a reflexão crítica sobre as metodologias aplicadas, promovendo um desenvolvimento profissional contínuo. As conclusões mais relevantes apontam que a formação continuada sustentada por tecnologia não deve se restringir à familiarização com ferramentas, mas requer também o aprendizado de suas aplicações pedagógicas, adaptando-se às realidades das escolas. Assim, é essencial um planejamento cuidadoso para a implementação eficaz da tecnologia, a qual se revela como um agente transformador na educação, preparando os alunos para os desafios do século XXI. A tecnologia deve ser reconhecida como aliada na construção de um ensino inovador e relevante.
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Copyright (c) 2024 Lucirene Rocha de Souza Reis, Patrícia Rodrigues Bandeira Rezende, Simone Cristina Moura Souza Cruz, Loyd Nunes Vieira Soares, Priscilla dos Santos Teixeira (Autor)

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