O PAPEL DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Lucirene Rocha de Souza Reis Must University, Estados Unidos Autor
  • Patrícia Rodrigues Bandeira Rezende Must University, Estados Unidos Autor
  • Simone Cristina Moura Souza Cruz Must University, Estados Unidos Autor
  • Loyd Nunes Vieira Soares Must University, Estados Unidos Autor
  • Priscilla dos Santos Teixeira Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/es2hfn45

Resumo

O uso da tecnologia na formação continuada de professores destaca-se como um tema relevante no contexto educacional atual. A escolha desse tema justifica-se pela necessidade de adaptação das práticas pedagógicas às demandas contemporâneas e pelo potencial da tecnologia em promover inovações no ensino. O objetivo principal do estudo reside na análise de como a integração de recursos tecnológicos impacta a formação docente e melhora a qualidade do ensino. A metodologia adotada envolve uma abordagem bibliográfica, que oferece um panorama sobre as práticas de formação continuada mediadas por tecnologia. Os principais resultados encontrados indicam que a tecnologia, ao ser incorporada aos processos formativos, possibilita o aprimoramento das competências dos educadores e a criação de um ambiente colaborativo, onde há troca de experiências. Além disso, constata-se que ambientes virtuais de aprendizagem e comunidades virtuais de prática favorecem a reflexão crítica sobre as metodologias aplicadas, promovendo um desenvolvimento profissional contínuo. As conclusões mais relevantes apontam que a formação continuada sustentada por tecnologia não deve se restringir à familiarização com ferramentas, mas requer também o aprendizado de suas aplicações pedagógicas, adaptando-se às realidades das escolas. Assim, é essencial um planejamento cuidadoso para a implementação eficaz da tecnologia, a qual se revela como um agente transformador na educação, preparando os alunos para os desafios do século XXI. A tecnologia deve ser reconhecida como aliada na construção de um ensino inovador e relevante.

Biografia do Autor

  • Lucirene Rocha de Souza Reis, Must University, Estados Unidos

    O uso da tecnologia na formação continuada de professores destaca-se como um tema relevante no contexto educacional atual. A escolha desse tema justifica-se pela necessidade de adaptação das práticas pedagógicas às demandas contemporâneas e pelo potencial da tecnologia em promover inovações no ensino. O objetivo principal do estudo reside na análise de como a integração de recursos tecnológicos impacta a formação docente e melhora a qualidade do ensino. A metodologia adotada envolve uma abordagem bibliográfica, que oferece um panorama sobre as práticas de formação continuada mediadas por tecnologia. Os principais resultados encontrados indicam que a tecnologia, ao ser incorporada aos processos formativos, possibilita o aprimoramento das competências dos educadores e a criação de um ambiente colaborativo, onde há troca de experiências. Além disso, constata-se que ambientes virtuais de aprendizagem e comunidades virtuais de prática favorecem a reflexão crítica sobre as metodologias aplicadas, promovendo um desenvolvimento profissional contínuo. As conclusões mais relevantes apontam que a formação continuada sustentada por tecnologia não deve se restringir à familiarização com ferramentas, mas requer também o aprendizado de suas aplicações pedagógicas, adaptando-se às realidades das escolas. Assim, é essencial um planejamento cuidadoso para a implementação eficaz da tecnologia, a qual se revela como um agente transformador na educação, preparando os alunos para os desafios do século XXI. A tecnologia deve ser reconhecida como aliada na construção de um ensino inovador e relevante.

Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos