APRIMORANDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA ATRAVÉS DO DESIGN INSTRUCIONAL

Autores

  • Viviane Diniz Linhares MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rachel Sanchez de Souza da  Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lucimar da Costa Brito MUST University, Estados Unidos Autor
  • Daniela Assis Ferreira Alves MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cássia Camilo Borges da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Patrícia Araujo dos Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Joymara de Paula Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Magna Cristina Lima MUST University, Estados Unidos Autor
  • Luciene Solon de Mello MUST University, Estados Unidos Autor
  • Renata Araujo Guizzetti MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/z3hqn838

Resumo

Este estudo aborda o emprego do design instrucional na educação moderna, focando sua aplicabilidade e eficácia em melhorar o processo de ensino e aprendizagem. O problema investigado centra-se em como o design instrucional pode ser efetivamente integrado para responder às demandas de um cenário educacional cada vez mais influenciado pela tecnologia. O objetivo principal é explorar a utilização do design instrucional em diversos contextos educacionais, avaliando suas contribuições para a eficiência do ensino. A metodologia adotada envolveu uma revisão da literatura, abordando teorias educacionais, estudos de caso e práticas contemporâneas no campo do design instrucional. O desenvolvimento do estudo destacou a importância de modelos como o ADDIE e estratégias como a Aprendizagem Baseada em Problemas, além de enfatizar a relevância da tecnologia na educação. As considerações finais ressaltam que o design instrucional oferece soluções flexíveis e adaptáveis, capazes de melhorar a experiência educacional e preparar os alunos para desafios futuros. Conclui-se que o design instrucional é uma ferramenta essencial para educadores no século XXI, promovendo abordagens de ensino mais eficazes e alinhadas às necessidades dos alunos digitais.

Publicado

2024-04-04

Edição

Seção

Artigos