APRIMORANDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA ATRAVÉS DO DESIGN INSTRUCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/z3hqn838Resumo
Este estudo aborda o emprego do design instrucional na educação moderna, focando sua aplicabilidade e eficácia em melhorar o processo de ensino e aprendizagem. O problema investigado centra-se em como o design instrucional pode ser efetivamente integrado para responder às demandas de um cenário educacional cada vez mais influenciado pela tecnologia. O objetivo principal é explorar a utilização do design instrucional em diversos contextos educacionais, avaliando suas contribuições para a eficiência do ensino. A metodologia adotada envolveu uma revisão da literatura, abordando teorias educacionais, estudos de caso e práticas contemporâneas no campo do design instrucional. O desenvolvimento do estudo destacou a importância de modelos como o ADDIE e estratégias como a Aprendizagem Baseada em Problemas, além de enfatizar a relevância da tecnologia na educação. As considerações finais ressaltam que o design instrucional oferece soluções flexíveis e adaptáveis, capazes de melhorar a experiência educacional e preparar os alunos para desafios futuros. Conclui-se que o design instrucional é uma ferramenta essencial para educadores no século XXI, promovendo abordagens de ensino mais eficazes e alinhadas às necessidades dos alunos digitais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Viviane Diniz Linhares, Luciene Solon de Melo, Magna Cristina Lima, Joymara de Paula Oliveira, Patrícia Araujo dos Santos, Cássia Camilo Borges da Silva, Daniela Assis Ferreira Alves, Lucimar da Costa Brito, Rachel Sanchez de Souza da Silva, Renata Araujo Guizzetti (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.