PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS E A FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE

Autores

  • Rosana Maria da Silva Tonhá Must University, Estados Unidos Autor
  • Jane Kerline da Silva Must University, Estados Unidos Autor
  • Paulo Roberto Ramos da Silva Must University, Estados Unidos Autor
  • Luciane Altissimo Gedoz Must University, Estados Unidos Autor
  • Luciene Vieira de Souza Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/j5fejr59

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas inclusivas e a formação para a diversidade, a partir de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em três artigos científicos publicados entre 2019 e 2024. A investigação abordou a relação entre a qualificação docente, o ambiente escolar e as estratégias pedagógicas voltadas à construção de uma escola inclusiva. A metodologia baseou-se na leitura crítica e na categorização temática dos textos, com foco na articulação entre autores e conceitos centrais. Os resultados evidenciaram que a formação inicial e continuada dos professores é elemento essencial para a efetivação da inclusão, especialmente quando articulada à prática pedagógica e fundamentada em princípios éticos e democráticos. Constatou-se, ainda, que o ambiente escolar, quando organizado de forma acolhedora e orientado por uma cultura de respeito às diferenças, favorece a permanência e o desenvolvimento dos estudantes. Identificaram-se estratégias metodológicas eficazes, como o uso de metodologias ativas, a diferenciação curricular e a integração de recursos tecnológicos. Concluiu-se que a inclusão educacional demanda o engajamento de toda a comunidade escolar, bem como políticas formativas consistentes e práticas pedagógicas sensíveis às singularidades dos sujeitos. Por fim, o estudo indicou a necessidade de pesquisas empíricas que avaliem o impacto longitudinal dessas práticas em contextos diversos.

 

Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos