ENSINO HÍBRIDO: COMBINANDO O MELHOR DO PRESENCIAL E DO ONLINE

Autores

  • Salete de Almeida Lima Brigado MUST University, Estados Unidos Autor
  • Fernanda Furtado Simião Gimenes Universidade Federal Fluminense, Brasil Autor
  • Célia Schneider MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vanderlei Porto Pinto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil Autor
  • Adriana de Andrade Silva MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/yzc1em63

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o ensino híbrido como uma abordagem pedagógica que combina práticas presenciais e online, com vistas à promoção de uma aprendizagem significativa e contextualizada. A pesquisa, de caráter bibliográfico, fundamentou-se na análise de produções acadêmicas recentes que discutem a aplicação do modelo híbrido em diferentes contextos educacionais brasileiros. A partir da leitura de três estudos centrais, identificaram-se três eixos temáticos para a discussão: a flexibilidade do ensino híbrido em contextos de crise, a interação entre metodologias ativas e tecnologias digitais, e os desafios enfrentados pelos docentes na implementação dessa modalidade. Os resultados evidenciaram que o ensino híbrido tem potencial para ampliar o engajamento discente, permitir a continuidade pedagógica em situações adversas e fomentar práticas de ensino mais centradas na autonomia do estudante. No entanto, foram também observadas limitações relacionadas à formação docente, à infraestrutura tecnológica e à ausência de políticas institucionais específicas. Conclui-se que, embora o modelo híbrido represente uma importante alternativa para a educação contemporânea, sua consolidação requer investimentos estruturais e pedagógicos consistentes.

Publicado

2025-06-01

Edição

Seção

Artigos