GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: PROMOVENDO O RESPEITO E A DIVERSIDADE

Autores

  • Lenilson Rodrigues do Nascimento Universidade Estadual do Ceará, Brasil Autor
  • Ana Valéria Silva Pinheiro Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil Autor
  • Christiane Diniz Guimarães Must University, Estados Unidos Autor
  • Kelly Gissane Perrout Rosa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Yamille Dantas de Melo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/2bb9hw48

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar de que modo a escola pode atuar na promoção do respeito à diversidade sexual e de gênero. O estudo abordou as representações naturalizadas sobre sexualidade no ambiente escolar, a potencialidade da escola como espaço de intervenção crítica e a importância da formação docente para o enfrentamento de práticas discriminatórias. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, fundamentada na análise de três artigos científicos publicados entre 2011 e 2023. A seleção dos materiais seguiu critérios de relevância temática, rigor metodológico e aderência aos objetivos do estudo. Os dados foram sistematizados por meio de fichamentos temáticos e analisados à luz dos referenciais teóricos presentes nos próprios textos. Os resultados evidenciaram que, embora a escola ainda reproduza padrões normativos e reducionistas em relação à sexualidade e ao gênero, práticas formativas dialógicas e experiências educativas participativas demonstram potencial transformador. Constatou-se também que a ausência de formação docente crítica é um dos principais entraves para a abordagem qualificada da temática. Conclui-se que o fortalecimento de políticas de formação inicial e continuada, aliadas a propostas pedagógicas sensíveis à diversidade, constitui estratégia necessária à promoção de uma educação democrática e inclusiva.

Publicado

2025-06-01

Edição

Seção

Artigos