GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: PROMOVENDO O RESPEITO E A DIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.46550/2bb9hw48Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar de que modo a escola pode atuar na promoção do respeito à diversidade sexual e de gênero. O estudo abordou as representações naturalizadas sobre sexualidade no ambiente escolar, a potencialidade da escola como espaço de intervenção crítica e a importância da formação docente para o enfrentamento de práticas discriminatórias. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, fundamentada na análise de três artigos científicos publicados entre 2011 e 2023. A seleção dos materiais seguiu critérios de relevância temática, rigor metodológico e aderência aos objetivos do estudo. Os dados foram sistematizados por meio de fichamentos temáticos e analisados à luz dos referenciais teóricos presentes nos próprios textos. Os resultados evidenciaram que, embora a escola ainda reproduza padrões normativos e reducionistas em relação à sexualidade e ao gênero, práticas formativas dialógicas e experiências educativas participativas demonstram potencial transformador. Constatou-se também que a ausência de formação docente crítica é um dos principais entraves para a abordagem qualificada da temática. Conclui-se que o fortalecimento de políticas de formação inicial e continuada, aliadas a propostas pedagógicas sensíveis à diversidade, constitui estratégia necessária à promoção de uma educação democrática e inclusiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lenilson Rodrigues do Nascimento, Ana Valéria Silva Pinheiro, Christiane Diniz Guimarães, Kelly Gissane Perrout Rosa, Yamille Dantas de Melo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.