A PESQUISA EDUCACIONAL E O ENSINO DE MÚSICA: CAMINHOS METODOLÓGICOS E ABORDAGENS ATUAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/y5apyh53Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar o uso planejado da música na Educação Infantil como estratégia de mediação pedagógica. O tema abordado concentrou-se na musicalização enquanto prática educativa intencional, considerando sua contribuição para o desenvolvimento integral da criança. A pesquisa, de caráter qualitativo, fundamentou-se em levantamento bibliográfico, com análise de produções acadêmicas disponíveis na base Google Acadêmico, publicadas entre 2010 e 2024. A seleção das obras considerou critérios de relevância temática, atualidade e vínculo com a prática docente na primeira infância. Foram utilizados fichamentos analíticos para a sistematização dos dados teóricos, com foco na articulação entre música, planejamento pedagógico e aprendizagem. A análise permitiu concluir que a música, quando incorporada de forma intencional ao cotidiano escolar, favoreceu o desenvolvimento afetivo, social e comunicativo das crianças, além de contribuir para o fortalecimento das interações e da expressividade infantil. Também se verificou que a formação do professor exerce papel determinante na efetivação de práticas musicais significativas, sendo necessário ampliar o acesso a recursos didáticos e a programas formativos específicos. A musicalização, portanto, revelou-se como linguagem fundamental para a construção de experiências educativas vinculadas ao contexto cultural e às necessidades do público infantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gislaine Przniska, José Teixeira Neto, Patrina de Souza Girelli, Wanderson Mendes da Silva, Isaías Silva Andrade (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.