A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: UM CAMINHO PARA A QUALIDADE DO ENSINO

Autores

  • Cleide Thatiane Silva Ribeiro MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cacilda Inacio da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Brasil Autor
  • Renata Nunes Camargo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Elineuda do Socorro Santos Picanço Sousa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Valdirene Aparecida Pereira Damasceno MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/pnftgj98

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar os fatores que afetaram a consolidação de práticas de gestão democrática, considerando a participação da comunidade escolar, a coerência entre os discursos normativos e as práticas institucionais, bem como a formação dos diretores escolares. O estudo abordou a gestão democrática como princípio legal e político da educação pública brasileira, investigando seus limites e contradições à luz de referenciais teóricos recentes. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, por meio de levantamento e análise bibliográfica, com base em autores que discutiram os fundamentos, desafios e potencialidades da atuação participativa nas unidades escolares. As obras selecionadas foram organizadas por categorias temáticas, permitindo o diálogo crítico entre diferentes perspectivas. Os resultados indicaram que, apesar da previsão normativa, a gestão democrática permaneceu fragilizada por práticas centralizadas, escassez de políticas de formação continuada e pela ausência de mecanismos eficazes de escuta e deliberação coletiva. Além disso, constatou-se que o distanciamento entre o discurso legal e a realidade institucional comprometeu o fortalecimento de processos democráticos sustentáveis no cotidiano escolar. Concluiu-se que a efetivação da gestão democrática exige a superação de uma concepção meramente formal da participação, demandando políticas estruturadas de formação crítica, articulação entre os sujeitos escolares e valorização dos espaços colegiados.

Publicado

2025-06-03

Edição

Seção

Artigos