A ATUAÇÃO DOCENTE NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO: COMPETÊNCIAS FORMATIVAS, ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS E PRÁTICAS HUMANIZADORAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.46550/tzkqmb87Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar o papel do professor como mediador do conhecimento na educação contemporânea, com foco na construção de seu perfil profissional, nas estratégias metodológicas utilizadas e na dimensão humanizadora da prática educativa. A pesquisa abordou o acompanhamento docente como uma atuação pedagógica intencional, relacional e crítica, que rompe com o modelo transmissivo e valoriza a escuta ativa, o diálogo e o respeito à diversidade dos estudantes. Para tanto, utilizou-se uma metodologia de natureza bibliográfica, com base na análise de artigos científicos e documentos normativos obtidos em bases acadêmicas especializadas, como a SciELO e o Google Acadêmico. A investigação permitiu identificar que a orientação pedagógica exige competências que extrapolam o domínio técnico, implicando o desenvolvimento de atitudes éticas, reflexivas e colaborativas por parte do professor. Além disso, constatou-se que a integração de metodologias ativas, aliada à mediação humanizadora, contribui para a construção de ambientes escolares mais participativos, críticos e sensíveis às singularidades dos educandos. Concluiu-se que a consolidação desse perfil docente demanda formação continuada, intencionalidade no planejamento pedagógico e suporte institucional, sobretudo diante dos desafios impostos por práticas tradicionais ainda predominantes. O estudo ressaltou, ainda, a necessidade de aprofundar pesquisas sobre os impactos da mediação docente na aprendizagem e no desenvolvimento integral dos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fábio Fornazieri Picão, Rosane dos Santos Frandji, Elivanio Alves Uchôa, Luciana Costa Martinelli, Maria de Fátima Santos Ferreira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.