O USO DE REALIDADE VIRTUAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/m4081694Resumo
Este trabalho investiga o uso da Realidade Virtual (RV) como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral deste trabalho é analisar as contribuições do uso da realidade virtual como ferramenta pedagógica no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foram desenvolvidos estudos que exploram a aplicação de tecnologias imersivas na educação, destacando o papel da RV no desenvolvimento de habilidades básicas de leitura e escrita, na personalização do aprendizado e na promoção do engajamento dos alunos. Recursos como jogos educativos, narrativas interativas e cenários virtuais mostraram-se eficazes para estimular a criatividade, melhorar a interpretação textual e ampliar a fluência na leitura. Os resultados indicam que a RV contribui significativamente para tornar o processo de alfabetização mais dinâmico e inclusivo, atendendo às necessidades de alunos com diferentes perfis e dificuldades. Além disso, a tecnologia se mostrou capaz de promover a inclusão educacional, adaptando-se às necessidades específicas de crianças com dificuldades intelectuais ou motoras. Apesar dos benefícios, desafios importantes foram identificados, incluindo o custo elevado dos equipamentos, a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada e a capacitação docente para o uso eficaz da tecnologia no ambiente escolar. As perspectivas futuras apontam para uma integração crescente da RV com outras tecnologias educacionais, como inteligência artificial e aprendizagem adaptativa, que podem potencializar ainda mais sua eficácia. A democratização do acesso à tecnologia por meio de políticas públicas e parcerias estratégicas é essencial para ampliar seu uso nas escolas. Este estudo conclui que a RV representa uma inovação significativa no campo da educação, com potencial para transformar a alfabetização em um processo mais engajador, eficiente e acessível, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais e para o aprimoramento das práticas pedagógicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nilva Vieira de Melo, Márcia Maria Rosa, Jane Lúcia Rezende de Melo, Maria Valéria Pereira de Jesus, Edilva Ferreira Angelino, Elza Leão Candida, Tais Alexandre Baptista, Eliete Rosa da Silva Calaça (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.