METODOLOGIAS ATIVAS NA EAD: CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM INTERATIVA E PARTICIPATIVA
DOI:
https://doi.org/10.46550/jk7xmd84Resumo
A Educação a Distância (EaD) consolidou-se como uma resposta eficaz às exigências da sociedade contemporânea, possibilitando o acesso ao ensino em diferentes territórios e contextos sociais. No entanto, apesar de suas potencialidades, a modalidade ainda enfrenta desafios significativos relacionados ao engajamento e à participação ativa dos estudantes. Diante disso, cresce o interesse por estratégias pedagógicas inovadoras que tornem o processo de ensino mais dinâmico, interativo e centrado no aluno. Entre essas estratégias, destacam-se as metodologias ativas, que propõem uma ruptura com o ensino tradicional ao reposicionar o estudante como protagonista da aprendizagem, estimulando a construção coletiva do saber. O presente estudo teve como objetivo analisar de que modo as metodologias ativas podem ser aplicadas para intensificar o engajamento e a participação dos estudantes em cursos de Educação a Distância (EaD). Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica. As fontes selecionadas incluíram artigos científicos, dissertações e livros publicados entre 2019 e 2024, localizados nas bases Portal da CAPES, SciELO e Google Acadêmico, utilizando descritores em português. Autores como Mattar (2021), Gomes (2024) e Sousa et al. (2021) forneceram contribuições relevantes ao debate. Os resultados demonstram que metodologias como Aprendizagem Baseada em Problemas, sala de aula invertida e gamificação promovem maior interatividade, desenvolvem competências socioemocionais e reduzem a evasão. Por fim, o estudo aponta que o aprofundamento na formação docente e o uso estratégico das tecnologias são caminhos promissores para a consolidação dessas práticas. Pesquisas futuras devem explorar a eficácia de modelos híbridos em contextos diversos da EaD.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marlene Regina Neris de Melo Lopes , Márcia Maymone de Lima , Caroline Menezes Gouveia Araújo Borba , Clenia Maria Dantas de Oliveira Alcântara , Andréia Rodrigues das Neves, Fernanda Inácio de Alvim , Vânia Tomé de Oliveira Jesus , Albelmaria Gomes Fonseca (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.