METODOLOGIAS ATIVAS NA EAD: CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM INTERATIVA E PARTICIPATIVA

Autores

  • Marlene Regina Neris de Melo Lopes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Márcia Maymone de  Lima MUST University, Estados Unidos Autor
  • Caroline Menezes Gouveia Araújo Borba MUST University, Estados Unidos Autor
  • Clenia Maria Dantas de Oliveira Alcântara MUST University, Estados Unidos Autor
  • Andréia Rodrigues Neves MUST University, Estados Unidos Autor
  • Fernanda Inácio de Alvim MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vânia Tomé de Oliveira Jesus MUST University, Estados Unidos Autor
  • Abelmaria Gomes Fonseca MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/jk7xmd84

Resumo

A Educação a Distância (EaD) consolidou-se como uma resposta eficaz às exigências da sociedade contemporânea, possibilitando o acesso ao ensino em diferentes territórios e contextos sociais. No entanto, apesar de suas potencialidades, a modalidade ainda enfrenta desafios significativos relacionados ao engajamento e à participação ativa dos estudantes. Diante disso, cresce o interesse por estratégias pedagógicas inovadoras que tornem o processo de ensino mais dinâmico, interativo e centrado no aluno. Entre essas estratégias, destacam-se as metodologias ativas, que propõem uma ruptura com o ensino tradicional ao reposicionar o estudante como protagonista da aprendizagem, estimulando a construção coletiva do saber. O presente estudo teve como objetivo analisar de que modo as metodologias ativas podem ser aplicadas para intensificar o engajamento e a participação dos estudantes em cursos de Educação a Distância (EaD). Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica. As fontes selecionadas incluíram artigos científicos, dissertações e livros publicados entre 2019 e 2024, localizados nas bases Portal da CAPES, SciELO e Google Acadêmico, utilizando descritores em português. Autores como Mattar (2021), Gomes (2024) e Sousa et al. (2021) forneceram contribuições relevantes ao debate. Os resultados demonstram que metodologias como Aprendizagem Baseada em Problemas, sala de aula invertida e gamificação promovem maior interatividade, desenvolvem competências socioemocionais e reduzem a evasão. Por fim, o estudo aponta que o aprofundamento na formação docente e o uso estratégico das tecnologias são caminhos promissores para a consolidação dessas práticas. Pesquisas futuras devem explorar a eficácia de modelos híbridos em contextos diversos da EaD.

Publicado

2025-06-07

Edição

Seção

Artigos