PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS COM APOIO DAS TDICS
DOI:
https://doi.org/10.46550/826dcv05Resumo
O estudo teve como objetivo analisar a aplicação das metodologias ativas no ambiente educacional e sua relação com as tecnologias digitais, investigando de que maneira essas estratégias contribuíram para um aprendizado mais engajador. As metodologias ativas deslocaram a centralidade do ensino tradicional, promovendo o protagonismo do estudante por meio da construção colaborativa do conhecimento, da experimentação e da resolução de problemas. Além disso, a incorporação das tecnologias digitais potencializou essas abordagens, ampliando as possibilidades de acesso à informação, interatividade e personalização do ensino. A pesquisa foi realizada por meio de uma investigação bibliográfica, conforme os pressupostos de Amaral (2007), permitindo a seleção e análise de fontes acadêmicas sobre o tema. O estudo abordou a importância das mídias digitais na educação, a convergência entre metodologias ativas e tecnologia e a aplicação de estratégias como a gamificação e a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em diferentes níveis de ensino. Os resultados demonstraram que a integração entre metodologias ativas e tecnologia contribuiu para uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia dos estudantes. Além disso, observou-se que o uso planejado das tecnologias digitais pode ampliar o engajamento discente e tornar o ensino mais significativo. Concluiu-se que a interseção entre essas estratégias representa um avanço necessário para a educação contemporânea, exigindo novas investigações sobre sua implementação e impactos a longo prazo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francisco Danes Soares, Gislaine dos Santos Caires Mattos, Haroldo Nascimento da Cruz, Veralús Batista da Silva Delgado, Flávio Italo Franceschi de Oliveira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.