PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS COM APOIO DAS TDICS

Autores

  • Francisco Danes Soares Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Gislaine dos Santos Caires Mattos Must University, Estados Unidos Autor
  • Haroldo Nascimento da Cruz Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Veralús Batista da Silva Delgado Must University, Estados Unidos Autor
  • Flávio Italo Franceschi de Oliveira Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/826dcv05

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a aplicação das metodologias ativas no ambiente educacional e sua relação com as tecnologias digitais, investigando de que maneira essas estratégias contribuíram para um aprendizado mais engajador. As metodologias ativas deslocaram a centralidade do ensino tradicional, promovendo o protagonismo do estudante por meio da construção colaborativa do conhecimento, da experimentação e da resolução de problemas. Além disso, a incorporação das tecnologias digitais potencializou essas abordagens, ampliando as possibilidades de acesso à informação, interatividade e personalização do ensino. A pesquisa foi realizada por meio de uma investigação bibliográfica, conforme os pressupostos de Amaral (2007), permitindo a seleção e análise de fontes acadêmicas sobre o tema. O estudo abordou a importância das mídias digitais na educação, a convergência entre metodologias ativas e tecnologia e a aplicação de estratégias como a gamificação e a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) em diferentes níveis de ensino. Os resultados demonstraram que a integração entre metodologias ativas e tecnologia contribuiu para uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia dos estudantes. Além disso, observou-se que o uso planejado das tecnologias digitais pode ampliar o engajamento discente e tornar o ensino mais significativo. Concluiu-se que a interseção entre essas estratégias representa um avanço necessário para a educação contemporânea, exigindo novas investigações sobre sua implementação e impactos a longo prazo.

Publicado

2025-06-10

Edição

Seção

Artigos