PRÁTICAS DO DESIGN INSTRUCIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: TIPOS ESPECÍFICOS DE DESIGN
DOI:
https://doi.org/10.46550/jrsd0g37Resumo
O Design Instrucional surge como uma ferramenta essencial na organização de processos educacionais, especialmente em um cenário onde a integração da tecnologia e a diversificação de metodologias são cada vez mais permitidas. Entre os tipos específicos de design, destacam-se o Design Fixo, o Design Aberto e o Design Contextualizado, cada um com particularidades que os tornam mais adequados a determinados contextos de ensino. Esta pesquisa analisou os tipos específicos de Design Instrucional, como o Design Fixo, Aberto e Contextualizado, destacando suas características e contribuições para a educação. O Design Fixo é ideal para modelos padronizados em larga escala, o Aberto promove flexibilidade e interação, enquanto o Contextualizado adapta-se às especificidades culturais e tecnológicas dos aprendizes. Com base em uma metodologia bibliográfica, que revisou fontes acadêmicas e teóricas, concluiu-se que esses tipos de design, individualmente ou combinados, oferecem soluções eficazes para atender às demandas educacionais contemporâneas, ampliando o alcance e a qualidade do ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sônia Maria Afonso de Lima, Rosângela de Castro Souza , Erika Lima Batista Araújo , Rosangela Ribeiro Viana , Elisângela Cristovam Neves , Renart Nelmo Andrade , Erimárcia Simões de Oliveira Lima , Rosemaria Franco Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.