PRÁTICAS DO DESIGN INSTRUCIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO:  TIPOS ESPECÍFICOS DE DESIGN

Autores

  • Sônia Maria Afonso de Lima MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rosângela de Castro Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Erika Lima Batista Araújo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rosangela Ribeiro Viana MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elisângela Cristovam Neves MUST University, Estados Unidos Autor
  • Renart Nelmo  Andrade MUST University, Estados Unidos Autor
  • Erimárcia Simões de Oliveira  Lima MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rosemaria Franco Silva MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/jrsd0g37

Resumo

O Design Instrucional surge como uma ferramenta essencial na organização de processos educacionais, especialmente em um cenário onde a integração da tecnologia e a diversificação de metodologias são cada vez mais permitidas. Entre os tipos específicos de design, destacam-se o Design Fixo, o Design Aberto e o Design Contextualizado, cada um com particularidades que os tornam mais adequados a determinados contextos de ensino. Esta pesquisa analisou os tipos específicos de Design Instrucional, como o Design Fixo, Aberto e Contextualizado, destacando suas características e contribuições para a educação. O Design Fixo é ideal para modelos padronizados em larga escala, o Aberto promove flexibilidade e interação, enquanto o Contextualizado adapta-se às especificidades culturais e tecnológicas dos aprendizes. Com base em uma metodologia bibliográfica, que revisou fontes acadêmicas e teóricas, concluiu-se que esses tipos de design, individualmente ou combinados, oferecem soluções eficazes para atender às demandas educacionais contemporâneas, ampliando o alcance e a qualidade do ensino. 

Publicado

2025-05-29

Edição

Seção

Artigos