PODCAST NA EDUCAÇÃO: UMA FERRAMENTA DIGITAL PARA APRENDIZAGENS ATIVAS E INCLUSIVAS

Autores

  • Eliane Lemes de Menezes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Joana Darc Ferreira Martins MUST University, Estados Unidos Autor
  • Washington Cardoso da Costa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Luciana Ferreira de Freitas  Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rose Cristina Alves Nascimento Roehrig MUST University, Estados Unidos Autor
  • Norma Suely Bomtempo e Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gabriel Sérgio Lopes Caetano MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elen Costa Ferreira MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/9ea5dv47

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar o uso do podcast como ferramenta pedagógica no contexto educacional, destacando suas potencialidades para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa parte da premissa de que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm promovido transformações significativas na sociedade, incluindo o ambiente escolar, onde se tornam aliadas na busca por metodologias mais ativas, dinâmicas e inclusivas. Dentre os recursos tecnológicos disponíveis, o podcast se sobressai por sua acessibilidade, flexibilidade e capacidade de engajar os alunos em experiências de aprendizagem mais significativas. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com base em autores que abordam o uso das TDIC na educação e, mais especificamente, o podcast como estratégia de ensino. Os resultados indicam que o podcast, ao permitir a criação e o consumo de conteúdos em áudio de forma assíncrona, promove maior autonomia, participação e personalização do aprendizado. Além disso, favorece o desenvolvimento de competências como comunicação, criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe. No entanto, sua efetiva implementação demanda formação adequada dos professores, domínio técnico e sensibilidade às questões de acessibilidade e equidade digital. Conclui-se que o podcast, quando integrado a práticas pedagógicas reflexivas e bem planejadas, pode contribuir significativamente para a construção de uma educação mais democrática, criativa e alinhada aos desafios contemporâneos.
Palavras-c

Publicado

2025-05-28

Edição

Seção

Artigos