PODCAST NA EDUCAÇÃO: UMA FERRAMENTA DIGITAL PARA APRENDIZAGENS ATIVAS E INCLUSIVAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/9ea5dv47Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar o uso do podcast como ferramenta pedagógica no contexto educacional, destacando suas potencialidades para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa parte da premissa de que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm promovido transformações significativas na sociedade, incluindo o ambiente escolar, onde se tornam aliadas na busca por metodologias mais ativas, dinâmicas e inclusivas. Dentre os recursos tecnológicos disponíveis, o podcast se sobressai por sua acessibilidade, flexibilidade e capacidade de engajar os alunos em experiências de aprendizagem mais significativas. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com base em autores que abordam o uso das TDIC na educação e, mais especificamente, o podcast como estratégia de ensino. Os resultados indicam que o podcast, ao permitir a criação e o consumo de conteúdos em áudio de forma assíncrona, promove maior autonomia, participação e personalização do aprendizado. Além disso, favorece o desenvolvimento de competências como comunicação, criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe. No entanto, sua efetiva implementação demanda formação adequada dos professores, domínio técnico e sensibilidade às questões de acessibilidade e equidade digital. Conclui-se que o podcast, quando integrado a práticas pedagógicas reflexivas e bem planejadas, pode contribuir significativamente para a construção de uma educação mais democrática, criativa e alinhada aos desafios contemporâneos.
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Copyright (c) 2025 Eliane Lemes de Menezes, Joana Darc Ferreira Martins , Washington Cardoso da Costa , Luciana Ferreira de Freitas Silva , Rose Cristina Alves Nascimento Roehrig , Norma Suely Bomtempo e Souza , Gabriel Sérgio Lopes Caetano , Elen Costa Ferreira (Autor)

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