INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSONALIZAÇÃO DE TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM COM DEEP LEARNING

Autores

  • Edivaldo Pimenta da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Grasiele Gino de Souza Cruz Lugon MUST University, Estados Unidos Autor
  • Leida Marques Justino MUST University, Estados Unidos Autor
  • José Augusto Alves MUST University, Estados Unidos Autor
  • Bruno Muniz Pereira MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/sqcw4r49

Resumo

A pesquisa investiga o emprego de técnicas de deep learning para personalizar trajetórias de aprendizagem para alunos com necessidades especiais, abordando a crescente demanda por métodos educacionais inclusivos e adaptativos. A escolha do tema justifica-se pela necessidade de promover uma educação mais equitativa, que atenda às particularidades de cada estudante, especialmente aqueles com dificuldades de aprendizagem. O objetivo principal do estudo é analisar como algoritmos de deep learning podem ser aplicados para desenvolver currículos personalizados, adaptando-se ao estilo e ritmo de aprendizagem de cada aluno. A metodologia adotada inclui uma abordagem bibliográfica, revisando literatura atual sobre deep learning e suas aplicações na educação inclusiva. Os principais resultados encontrados indicam que a implementação dessas técnicas resulta em melhorias significativas no desempenho acadêmico e na motivação dos alunos com necessidades especiais. As conclusões mais relevantes apontam que o uso de deep learning não apenas facilita a personalização do ensino, mas também contribui para a inclusão social, permitindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e adaptada às suas necessidades.

Publicado

2024-06-14

Edição

Seção

Artigos