INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSONALIZAÇÃO DE TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM COM DEEP LEARNING
DOI:
https://doi.org/10.46550/sqcw4r49Resumo
A pesquisa investiga o emprego de técnicas de deep learning para personalizar trajetórias de aprendizagem para alunos com necessidades especiais, abordando a crescente demanda por métodos educacionais inclusivos e adaptativos. A escolha do tema justifica-se pela necessidade de promover uma educação mais equitativa, que atenda às particularidades de cada estudante, especialmente aqueles com dificuldades de aprendizagem. O objetivo principal do estudo é analisar como algoritmos de deep learning podem ser aplicados para desenvolver currículos personalizados, adaptando-se ao estilo e ritmo de aprendizagem de cada aluno. A metodologia adotada inclui uma abordagem bibliográfica, revisando literatura atual sobre deep learning e suas aplicações na educação inclusiva. Os principais resultados encontrados indicam que a implementação dessas técnicas resulta em melhorias significativas no desempenho acadêmico e na motivação dos alunos com necessidades especiais. As conclusões mais relevantes apontam que o uso de deep learning não apenas facilita a personalização do ensino, mas também contribui para a inclusão social, permitindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e adaptada às suas necessidades.
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Copyright (c) 2025 Edivaldo Pimenta da Silva, Grasiele Gino de Souza Cruz Lugon, Leida Marques Justino, José Augusto Alves, Bruno Muniz Pereira (Autor)

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